A Comissão Cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) hipotecou apoio à candidatura do desembargador Itaney Francisco Campos para compor a Academia Goiana de Letras (AGL). O magistrado concorre à cadeira de número 37, anteriormente ocupada pelo escritor Mário Ribeiro Martins, cujo patrono é Crispiniano Tavares.

A menção pública de apoio foi realizada nesta quarta-feira (22), no gabinete do candidato, pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga e o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente, que integram, junto a Itaney, a comissão.

Pleitear uma vaga na AGL representa um reconhecimento pela dedicação à literatura, segundo destaca Itaney. “É uma honra ser indicado para uma instituição que congrega os maiores intelectuais do Estado. Se eleito, além de alimentar meu próprio espírito, espero, em retribuição, contribuir com as atividades culturais da academia”.

Segundo Veiga Braga endossou, além da carreira sólida na magistratura, Itaney  é um brilhante escritor, em opinião corroborada por Gabriel Nascente – que, inclusive, já integra a AGL. O candidato já faz parte da União Brasileira de Escritores (UBE) e da União de Escritores de Goiás.

Sobre o apoio da comissão, Itaney se mostrou agradecido com a homenagem. “Fiquei sensibilizado com a gentileza dos colegas e quero expressar minha alegria, pois o vínculo que temos é de afeto e fraternidade”.

Itaney Campos é autor de várias obras, como Orações no Templo da Justiça, Inventário do Abstrato e Antônio Teodoro da Silva, um escorço biográfico. Além das publicações de sua autoria, o desembargador também participou de várias antologias como Hector no Cubo e outros contos e tem livros inéditos como Sob o Signo da Ditadura: A Intervenção Militar em Goiás e as Medidas Repressivas ao Poder Judiciário.

Se escolhido, Itaney Campos vai fazer parte do rol de magistrados do TJGO que integram ou integraram a academia, como o desembargador Ney Teles de Paula e, anteriormente, Maximiano da Mata Teixeira, Dário Cardoso e Augusto Rios. (Texto: Lilian Cury/Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)