O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) abriu, nesta segunda-feira (2), as inscrições para o Curso de Conciliação e Mediação Judicial em Cristalina, na 7ª Região Judiciária do Estado de Goiás. Entretanto, há também, vagas para as comarcas de Alexânia e Novo Gama. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de maio.

O curso será dividido em dois módulos. O primeiro, com 40 horas-aula, e o segundo, com pelo menos 60 horas de estágio supervisionado. O curso teórico será ministrado nos dias 30 e 31 de maio, e de 1º a 3 de junho, das 8 às 18 horas, em local a ser divulgado no dia do resultado da seleção.

No segundo módulo, os alunos deverão fazer o estágio supervisionado em dez casos reais de mediação, atuando em dois como observador, dois como co-mediador e em seis como mediador. Em seguida, os mesmos deverão fazer um estágio autosupervisionado com 60 horas, em sessão de mediação para os formados há dois anos ou mais, em qualquer curso superior. Para os demais alunos, as 60 horas deverão ser feitas em audiências de conciliação.

A carga horária do curso é 100% presencial e o certificado será emitido pelo Nupemec ao fim da conclusão dos dois módulos. Para os alunos formados há dois anos ou mais, será emitido o certificado de Mediador Judicial; para os demais, de Conciliador Judicial. Quem fizer a inscrição e não comparecer ao curso fica proibido de participar de qualquer outro curso ofertado ou promovido pelo Nupemec, pelo prazo de seis meses.

Os interessados deverão solicitar a inscrição ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No e-mail, além do currículo, deverá constar a pretensão de disponibilidade para atuar como mediador/conciliador voluntário e o certificado de conclusão de curso superior (caso já tenham concluído). O resultado da seleção para o curso será divulgado no dia 24 de maio, com suas respectivas turmas no site do TJGO. Será de responsabilidade do candidato a verificação de seu nome na lista e a confirmação de sua participação no curso no mesmo e-mail onde foi efetuada sua inscrição, impreterivelmente, até o dia 25 de maio.

Os candidatos selecionados deverão contribuir doando dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados. Para mais informações, ligar no telefone: 61 - 3612-8839. O regulamento para o curso de Mediação e Conciliação já foi divulgado: confira aqui. (Texto: Diandra Fernandes – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)