A expressão de felicidade de Arselina Antônia do Carmo era visível ao sair da audiência presidida pela juíza Vívian Martins Melo Dutra, na manhã desta quinta-feira (14), em Itapaci, durante a realização do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário. Aos 102 anos, ela conseguiu se aposentar.

As marcas do tempo são visíveis em Arselina. Apesar da dificuldade em escutar e enxergar com nitidez as coisas, ela é lúcida. Precisa de acompanhamento integral para andar, ir ao banheiro e comer. “O meu único problema é a saúde física”, contou ela, que tem problemas no coração, coluna e sente dores nas pernas.

“Ela tem 5 filhos e...”, disse a filha que a acompanhou ao fórum. No entanto, foi interrompida pela idosa que fez questão de lembrar que tem 17 netos, 29 bisnetos e 7 tataranetos. “A cabeça dela é melhor que a minha”, ressaltou a filha Santina Franco dos Santos, de 64 anos.

Ao ser questionada sobre a idade, Arselina respondeu. “No documento, eu tenho 102, mas naquele tempo o povo fazia errado. Eu tenho é mais. Minha mãe falava que eu fui registrada com 4 anos”, disse. Filha de trabalhadores rurais, a vida da idosa também não foi diferente. Ela contou que nasceu e foi criada na roça. “Casei com 16 anos porque naquele tempo se cassasse com 18 era considerada beata”, brincou.

Ela disse ainda que o marido morreu em 1974, quando teve um infarto. A data da morte ela também não esqueceu. “Eu sofri demais. Ele me deixou com os meninos e eu continuei vivendo na roça para criar os filhos”. Hoje ela mora com a filha mais nova, o genro e um bisneto e vive com a pensão do marido. “Eu fico economizando o dinheiro da pensão para tratar da saúde e agora minha aposentadoria vai ajudar demais”, ressaltou.

Arselina precisa realizar uma cirurgia de córnea que, segundo a filha, custa R$ 5 mil. “Não temos dinheiro. Há uns cinco meses ela fez uma cirurgia de glaucoma que custou R$ 10 mil. Nos reunimos para pagar”, desabafou. E as despesas não param por aí, a filha com quem ela mora trabalha o dia todo e a família está pagando uma pessoa para cuidar dela.

Acelerar Previdenciário em Itapaci
A previsão é a de que sejam realizadas cerca 150 audiências previdenciárias no fórum local. O mutirão movimenta a comarca de Itapaci, que fica a 240 quilômetros de Goiânia, tem os municípios de Pilar de Goiás, Guarinos e Hidrolina como distritos judiciários e o juiz respondente Alessandro Manso e Silva.

Nesta semana, o esforço concentrado passou também pelas comarcas de Crixás e Santa Terezinha de Goiás, contando com a colaboração dos juízes Reinaldo de Oliveira Dutra, Luciana Nascimento Silva, Vivian Martins Dutra e Thiago Cruvinel Santos, além dos procuradores federais da Advocacia Geral da União (AGU), Joaquim Pedro e Eulina de Sousa Berni Brito, e os servidores vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Davi Medeiros Milazzo, Aladir Arantes Carvalho e Inês Maria Scardelai. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)