Assistentes de desembargadores que integram o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) participaram, nesta quarta-feira (26), do curso de sessão eletrônica. A intenção é implantar, em breve, julgamentos no âmbito virtual para tornar mais ágil a pauta de julgamentos. A capacitação foi oferecida pela Escola Judiciária do TJGO (Ejug), com parceria das diretorias Judiciária e de Informática.

Segundo o juiz auxiliar da presidência Cláudio Henrique Araújo de Castro, “com a novidade, as sessões do colegiado vão ficar mais céleres e os magistrados poderão analisar os processos de todos os lugares, no ambiente virtual”. O modelo, segundo ele, já é utilizado no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi uma demanda do presidente, desembargador Walter Carlos Lemes, para investir na inovação.

As sessões eletrônicas não excluem, contudo, os encontros presenciais – em casos de sustentação oral ou em pedidos dos relatores ou de demais membros do órgão, os processos podem ser discutidos no pleno. As normas estão dispostas na Resolução nº 91/2018.

Em projeto-piloto, a 2ª Câmara Cível já está funcionando com sessões virtuais. O juiz auxiliar Cláudio Henrique Araújo de Castro lembra que o modelo pode ser adotado pelas demais Câmaras, conforme pedido dos respectivos presidentes. (Texto: Lilian Cury / Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)