Histórico

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi instalado em 1º de maio de 1874, sob o nome de Tribunal da Relação da Província de Goyaz. A sua primeira sede foi no Edifício nº 1, do Largo do Rosário, na antiga capital goiana. Assumiu o cargo de presidente, em caráter interino, o desembargador José Ascenço da Costa Ferreira.

O Tribunal da Relação da Província de Goyaz foi o 8º a ser instalado no Brasil, cumprindo Decreto Imperial expedido por Dom Pedro II. Sua composição, inicialmente, foi de cinco desembargadores, todos vindos de outros Estados.

A primeira sessão ordinária do Tribunal da Relação se deu quatro dias depois de sua instalação, enquanto o primeiro julgamento, realizado na sessão do dia 19 de maio, começou pelo Habeas Corpus nº 1, da Vila de Santa Cruz.

Com a transferência da antiga capital para Goiânia, em16 de março de 1937, o TJGO foi instalado num prédio ao lado do Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, pelo presidente na época, desembargador Antônio Perilo.

Já no dia 27 de junho de 1986, sob a presidência do desembargador Geraldo Crispim Borges, a Justiça do 2º Grau de Goiás ganhou nova sede, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, nº 195, Setor Oeste (sede atual). Nos últimos anos, o TJGO se modernizou, tendo iniciado o processo de informatização na década de 1980.

 

Tribunal de Justiça de Goiás

 

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com sede em Goiânia e jurisdição em todo o território estadual, é o órgão máximo do Poder Judiciário e compõe-se de 78 (setenta e oito) desembargadores nomeados na forma da Constituição e das Leis.

 

Alinhamento Estratégico

Missão

“Realizar justiça, assegurando à sociedade um serviço acessível, ágil, eficaz e efetivo, que resguarde a todos o direito, a dignidade e a cidadania.”

Visão de Futuro

“Ser reconhecido como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.”

Valores institucionais

  • Credibilidade
  • Celeridade
  • Modernidade
  • Acessibilidade
  • Imparcialidade
  • Transparência e Controle Social
  • Ética
  • Probidade
  • Responsabilidade socioambiental

 

Composição Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Biênio 01.02.2021 a 01.02.2023)

Desembargador CARLOS ALBERTO FRANÇA
Presidente

Desembargador AMARAL WILSON DE OLIVEIRA 
Vice-Presidente

Desembargador LEANDRO CRISPIM 
Corregedor-Geral da Justiça

Desembargador JEOVÁ SARDINHA DE MORAES
Ouvidor do Poder Judiciário