A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), realizará na próxima semana, pela primeira vez, em formato totalmente digital, a 7ª edição do Encontro Regional, que alcançará a 10ª Região Judiciária, cuja Comarca Polo é Iporá. As inscrições já estão abertas e os servidores dessa regional podem acessar o formulário próprio por este link. O evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio com um rol de cursos de capacitação, painel motivacional, painel jurídico, reuniões institucionais, audiência interna com servidores e magistrados, bem como a audiência externa, voltada para representantes da sociedade. 

O evento, que contará com amplo suporte da Diretoria de Tecnologia e Informação da CGJGO durante toda a sua realização, ocorrerá por meio das plataformas eletrônicas “Zoom Meetings” e “Cisco Webex Meetings”, que são ferramentas de videoconferências voltadas para ambientes corporativos e suportam reuniões com até 100 participantes. O 7º Encontro Regional envolve a 10ª Região Judiciária,na qual abrange a Comarca Polo de Iporá e alcança também as comarcas de Aragarças, Aurilândia, Caiapônia, Fazenda Nova, Israelândia, Ivolândia, Montes Claros de Goiás, Paraúna, Piranhas e São Luís de Montes Belos.

Conforme a programação, na próxima quarta-feira (27), das 8h15 às 10h15, a abertura do evento terá um momento especial com um painel motivacional apresentado pela Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ainda, no período matutino, serão ministradas as capacitações do Processo Judicial Digital (PJD) Cível - avançado, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), e Contadoria. No dia seguinte (quinta-feira, 28), as capacitações continuam com o PJD Criminal - inicial, Extrajudicial, Gestão das Unidades Judiciais - Sistema Controle e Proad. Na sequência, o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da CGJGO e coordenador do Programa Encontro Regional, fará a exposição de um painel jurídico.

Na tarde de quinta-feira (28), será dada continuidade à capacitação do PJD Criminal - inicial e do Extrajudicial, bem como será promovida uma reunião com os representantes dos cartórios. No último dia do evento (29), das 8h30 às 10h15, haverá uma reunião institucional da CGJGO com servidores e magistrados, e das 10h30 às 12h a reunião será reservada aos magistrados. O encerramento será feito com a audiência pública direcionada ao público externo com instituições da Comarca Polo de Iporá.


Sobre o Encontro Regional On-line

O Encontro Regional On-line, que é um desdobramento do Programa Encontro Regional, até então realizado presencialmente em cada região judiciária agraciada com o evento, objetiva o acesso e a melhoria da comunicação entre a comunidade e o Poder Judiciário nas comarcas do Estado de Goiás, além de permitir qualificação contínua, com cursos de capacitação aos seus servidores. O programa também estabelece um canal de comunicação direto com os cartorários, com a realização de reuniões com os responsáveis pelos cartórios extrajudiciais de cada localidade.

Até o momento, a atual gestão da Corregedoria, comandada pelo desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, realizou seis edições presenciais do Encontro Regional nas Comarcas Pólo de Luziânia (7ª Região Judiciária), Anápolis (3ª Região Judiciária), Itumbiara (4ª Região Judiciária), Goianésia (11ª Região Judiciária), cidade de Goiás (8ª Região Judiciária) e Uruaçu (12ª e 13ª Regiões Judiciárias). A organização do evento é da Diretoria de Planejamento e Programas, que está sob a responsabilidade de Clécio Marquez.

 

Pandemia

Diante do cenário que assola não só o Brasil, mas o mundo todo, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) declarada em março pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a CGJGO envidou esforços para que o evento fosse realizado na forma remota, valendo-se, para tanto, do uso de ferramentas tecnológicas e recursos digitais, de maneira que as capacitações, palestras, reuniões e audiência pública, fossem efetivadas no formato de videoconferência, possibilitando a realização integral do evento em ambientes virtuais.

A Corregedoria também levou em consideração o teor da Portaria Conjunta nº 01/2020, do TJGO e da CGJGO, de 12 de março de 2020, que se refere à situação mundial do novo coranavírus como pandemia e o risco potencial dessa doença infecciosa (Covid-19), atingir a população mundial de forma simultânea. Tal ato normativo determinou o cancelamento de todos os eventos públicos com grande aglomeração de pessoas, agendados para se realizarem nas dependências do Poder Judiciário de Goiás, além dos vários decretos que disciplinam as medidas extraordinárias a serem adotadas no âmbito do TJGO (Decretos Judiciários nos 582, 584, 585, 586, 611, 614, 617, 767, 865, 866 e 980/2020). (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/ Arte: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO) 

  •    

    Ouvir notícia: