Foram empossados na tarde desta quarta-feira (1º) pelo novo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, os três juízes auxiliares que irão compor mais uma vez o quadro da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás neste biênio 2023/2025: Gustavo Assis Garcia (1º juiz auxiliar), Ricardo Dourado (2º juiz auxiilair) e Marcus Vinícius Alves Oliveira (3º juiz auxiliar). 

Após dar posse aos três juízes auxiliares do órgão censor, o novo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, cumprimentou, primeiramente, todos os presentes na pessoa do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, a quem saudou pelo profícuo trabalho realizado à frente do Judiciário goiano.

“A atuação do presidente do TJGO na busca incessante pela prestação jurisdicional de excelência foi fundamental para que o Poder Judiciário goiano alcançasse o Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2022, bem como outras inúmeras premiações, que conduziram o Tribunal goiano a um lugar de destaque no cenário nacional”, destacou, almejando que o novo período na Presidência do TJGO transcorra sob a proteção de Deus com abundantes realizações.

Leandro Crispim também fez questão de estender os cumprimentos ao desembargador Nicomedes Domingos Borges pela exímia condução da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás durante o Biênio 2021/2023.

“Parabenizo-o por todas as conquistas obtidas, convicto de que sua postura diligente e humana contribuiu sobremaneira para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional em Goiás”, enalteceu.

O novo corregedor-geral frisou que assume o cargo com grande honra, alegria e retidão firmando o compromisso de dar continuidade ao legado deixado pelo desembargador Nicomedes Borges.

Relembrando o início da sua jornada profissional, em meados de 1981, ainda sob o jugo de uma Constituição forjada pela ditadura, mas já vislumbrando uma abertura democrática, Leandro Crispim pontuou seu primeiro emprego como datilógrafo na própria Corregedoria, que, agora, está sob a sua responsabilidade.

 

Diálogo, transparência e alinhamento

Cônscio dos desafios impostos, Leandro Crispim evidenciou ainda que cumprirá sua missão à frente do órgão censor imbuído de esperança e empenho para a realização de um trabalho alinhado às diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico do TJGO, assim como às metas e às diretivas traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Comprometo-me a atuar com transparência e diálogo constante com a presidência, a vice-presidência e os demais membros e servidores/colaboradores do Tribunal, sempre almejando o bom êxito das atividades inerentes à Corregedoria, o aperfeiçoamento das atividades judicial e extrajudicial, assim como o fortalecimento do sistema de justiça”, acentuou.

Leandro Crispim disse ainda ter convicção de que um modelo de governança e gestão que prime por informar, modernizar, orientar, humanizar, capacitar e disseminar boas práticas é imprescindível para que haja avanço no cumprimento das metas estabelecidas.

A seu ver, hoje, mais de 40 anos após o início da sua trajetória no Judiciário goiano e no que classifica como “exato tempo de Deus”, seu retorno à Corregedoria-Geral da Justiça acontece justamente em um contexto histórico-político complexo, no qual as instituições são colocadas à prova e chamadas à defesa intransigente do Estado Democrático de Direito e da Carta Magna.

“Desse modo pretendo implementar uma prestação jurisdicional democrática e capaz de efetivar um conceito de justiça que, nessa quadra da história, perpassa pelas noções de equidade e desenvolvimento social”, realçou.

Caminho árduo e exemplo vivo do pai

Citando o exemplo do seu pai, Geraldo Crispim Borges, que também era magistrado e foi corregedor-geral de 1981 a 1983, mencionou os valores relacionados à ética e à justiça, bem como a extrema dedicação do genitor ao estudo e ao trabalho no exercício da magistratura.

Anos mais tarde, segundo lembrou Leandro Crispim, quando decidiu se tornar juiz em um caminho “árduo de amadurecimento intelectual, pessoal e profissional”, contando com o amparo de Deus, o apoio familiar e o respaldo dos membros e servidores do Tribunal goiano, é que passou a compreender que o sacerdócio exercido por seu pai também estava vivo dentro de si.

“Nas comarcas por onde passei, no início da década de 90, principalmente durante os mutirões da Justiça Ativa, por vezes, atuei em localidades desassistidas de infraestrutura, em que a população não possuía a garantia de direitos mínimos. Localidades, essas, onde a figura do magistrado, muitas vezes, era a única face do Estado”, emocionou-se ao citar Martin Luther King: “A injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar.”

Apoio e colaboração

Com o fim de exercer o mister que lhe foi confiado, o desembargador Leandro Crispim salientou que cada pessoa faz parte de um todo e agradeceu o apoio dos colegas desembargadores (as), dos magistrados (as), dos membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e das Procuradorias, além da OAB, dos servidores (as) e colaboradores (as) da Casa, dos jurisdicionados (as) e, em especial, da imprensa.

“Não nos afastemos, sigamos de mãos dadas, ombreados na construção de um sistema justiça plural, eficaz, célere e acima de tudo equânime e garantidor dos primados constitucionais” parafraseou o escritor Carlos Drumond de Andrade.

Ao final, tomado por grande emoção, Leandro Crispim agradeceu a Deus, por guiá-lo em todos os momentos da sua vida, ao pai Geraldo Crispim, pelo amor incondicional, valores, ensinamentos e exemplos de força, correição, trabalho e simplicidade; à mãe Maria Santana Crispim, pelo referencial de amor, família, autoridade e honestidade, à companheira Luciene Camargo, pela ternura e doçura, aos filhos Heitor Crispim e Humberto Crispim, que o fazem renovar seus conceitos, à sua equipe de assessoramento, pelo suporte, dedicação, competência e lealdade, a todos magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores e colaboradores, aos juízes auxiliares que estarão ao seu lado no cumprimento da missão que se inicia e a todos aqueles que passaram por sua vida, insculpindo o sentimento de justiça e a vontade por um mundo melhor.

Agradecimentos

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, agradeceu e parabenizou o desembargador Nicomedes Domingos Borges por estar nos dois últimos anos à frente da CGJGO.

“O desembargador Nicomedes deixa esta casa com a sensação de dever cumprido e com a competência que lhe é peculiar. Deixando um exemplo de trabalho e dedicação. Eu como presidente do Tribunal quero agradecer muito a vossa excelência, pois para mim foi muito importante tê-lo aqui na Corregedoria Geral da Justiça juntamente com a sua equipe”, frisou.

“Quando sai um grande corregedor geral, tenho certeza que ingressará a partir de hoje na Corregedoria um outro grande profissional, um magistrado que conhece muito o Tribunal. Tenho certeza que o desembargador Leandro Crispim e sua equipe continuarão com o mesmo sucesso da gestão anterior. Tenho certeza que continuaremos com o sucesso nessa administração”, salientou.

Presenças

Estiveram presentes à solenidade as desembargadoras Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira e Camila Nina Erbetta Nascimento; os desembargadores Kisleu Dias Maciel Filho, Luiz Cláudio Veiga Braga, Jeová Sardinha de Moraes, Amaral Wilson de Oliveira (vice-presidente do TJGO), Itamar de Lima, Anderson Máximo de Holanda e Vicente Lopes da Rocha Júnior.

Marcaram presença ainda as juízas auxiliares da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa e Marina Cardoso Buchdid e os juízes auxiliares da Presidência, Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas e Reinaldo de Oliveira Dutra; Ricardo Luiz Nicoli, que será diretor do Foro da Comarca de Goiânia; o atual diretor do Foro da comarca de Goiânia, Heber Carlos de Oliveira; diretor-geral, Rodrigo Leandro da Silva; a secretaria-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; o secretário-geral da CGJGO, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, a ex-secretária-geral, Helenita Neves de Oliveira e Silva, e o diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, Clécio Marquez.

Também participaram da solenidade a diretora de Coordenadorias Regionais da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Laura Ribeiro, que representou a presidente da Asmego, Patrícia Carrijo; magistradas e magistrados de primeiro grau e segundo grau, servidoras e servidores do Poder Judiciário.

Juízes auxiliares

Em seu discurso, o juiz Ricardo Dourado, que falou em nome dos outros dois colegas, agradeceu a oportunidade de contribuir com o aprimoramento da prestação jurisdicional em prol da sociedade ao lado do desembargador Leandro Crispim e, ao mesmo tempo, manifestou profunda gratidão pelos dois profícuos anos que trabalhou com o desembargador Nicomedes Borges, a quem considera uma “gestor nato”.

Por sua vez, o desembargador Nicomedes Domingos Borges, que deixou a CGJGO, disse se sentir honrado em transmitir o cargo ao desembargador Leandro Crispim pela sua conduta sempre proba e pelo seu trabalho exemplar, extremamente produtivo. Ele parabenizou a atuação dos três juízes auxiliares e cumprimentou o Leandro Crispim pela permanência deles no cargo.

Rapidamente, ele relembrou algumas ações que marcaram sua gestão como o casamento comunitário, que celebrou a união de mil casais e teve a participação de mais de 10 mil pessoas, agradecendo ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França pelo apoio dispensado na sua gestão, bem como a cada magistrada, magistrado, servidora, servidor e integrante do sistema de Justiça.

Na ocasião, a esposa do desembargador Leandro Crispim, Luciene Camargo, prestou uma homenagem à mulher do desembargador Nicomedes Borges, Nilda Borges, ao entregar-lhe rosas. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás e Arianne Lopes- Centro de Comunicação Social do TJGO/Fotos: Acaray Martins e Girlaydy Costa  - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: