Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promove campanha em homenagem à data. A ação de divulgação contempla conteúdos com vídeos e postagens divulgados, especialmente, nas mídias sociais do TJGO.

Como parte da programação, aconteceu na noite da última quarta-feira (18), live com as irmãs Betty e Brenda Agi, fundadoras da Organização Não Governamental (ONG) Compaixão Internacional, que desenvolve ações humanitárias em saúde, educação e serviço social em diversos países. O debate teve transmissão ao vivo no perfil do TJGO no Instagram, e foi conduzido pelo designer gráfico do Centro de Comunicação Social (CCS/TJGO), Wendel Reis, e pela estagiária de jornalismo do CCS, Agnes Faria.

Sensibilidade e ação

A história das irmãs Agi remete a uma viagem que fizeram em 2011, quando Betty e Brenda trabalharam como biomédicas voluntárias em Angola, onde puderam presenciar a situação de extrema pobreza da população. A partir daí decidiram se mobilizar para ajudar aos mais carentes. A primeira campanha teve o objetivo de arrecadar 250 pares de chinelo, no entanto, foram arrecadados e doados mais de 50 mil pares de calçados para comunidades carentes no Brasil, Haiti, Angola e Índia.

Moradoras de Anápolis, Betty e Brenda estão entre as 100 pessoas negras mais influentes do planeta, segundo premiação reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há dez anos à frente da ONG Compaixão Internacional, as jovens irmãs, de 28 e 29 anos de idade, respectivamente, já promoveram auxílio para mais de 70 mil pessoas em 17 países.

Para as irmãs Agi, a dedicação e o empenho em ajudar o próximo é a realização de um sonho. “O que ajuda as pessoas, de fato, não é o que podemos fazer por elas, e sim o incentivo e a demonstração do que podem fazer por si próprias”, ressaltou Betty Agi na live. (Texto: Carolina Dayrell / Foto: banco de imagens - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: