O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em atendimento à Portaria nº 57/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criou um painel de Business Intelligence (BI) que demonstra todas as ações judiciais relacionadas ao assunto Covid-19 em tramitação no Poder Judiciário goiano. As informações do BI podem ser acessadas na página do coronavírus no portal do TJGO, na aba "Estatísticas" (clique aqui). 

A citada portaria incluiu no Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão Social o acompanhamento da situação atual vivenciada pelo Sistema de Justiça em razão da propagação do coronavírus e determinou, no artigo 3º, que os tribunais incluam obrigatoriamente no cadastro de ações judiciais o assunto “Covid-19", ainda que a parte tenha se omitido.

O painel de BI, desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Informação do TJGO a pedido do desembargador-presidente Walter Carlos Lemes, demonstra estatísticas do quantitativo de processos, das sentenças proferidas e especifica o ato de cada sentença, desde que estejam cadastrados com o assunto “Covid-19 (código 12612). Os dados ainda são especificados de acordo com as classes dos processos, por exemplo, mandado de segurança, habeas corpus, dentre outros. As informações podem ser analisadas de forma geral ou separadas mensalmente. Também é possível verificar a quantidade de ações de acordo com os temas das demandas.

Situação atual
Nos meses de março, abril e maio, conforme exibido pelo painel de BI, o Poder Judiciário em Goiás recebeu 143 processos assinalados com o assunto Covid-19, tendo 12 processos já baixados. De acordo com a classificação, dentre as ações ajuizadas, mandado de segurança figura em primeiro lugar com 36 processos, seguido de agravo de instrumento com 22 e, em terceiro, 21 procedimentos comuns. (Texto: Daniela Becker - Centro de Comunicação Social do TJGO).






 
 
  •    

    Ouvir notícia: