O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, prestigiou, nesta terça-feira (14), a solenidade de criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). O governador do Estado, Ronaldo Caiado, assinou o termo que sancionou a lei de criação da nova delegacia especializada no Palácio das Esmeraldas, ao lado do vice-governador, Lincoln Tejota, do procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi, do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, da procuradora-geral do Estado de Goiás, Juliana Diniz Prudente, da presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Patrícia Carrijo, dentre outras autoridades.

A parceria entre Executivo, Judiciário e Legislativo foi destacada pelo governador de Goiás ao divulgar resultados na área da segurança pública e no combate à corrupção. “A criminalidade vê a união de todas essas forças e se intimida com a capacidade de ação do Estado como um todo, com seus Poderes e seus órgãos independentes, podendo atuar firmemente contra a corrupção e o crime organizado, que tanto tem causado prejuízos à nossa população”, destacou.

O presidente do TJGO enfatizou a preocupação dos chefes dos Poderes com a transparência na atuação. “Não se pode falar em combate à corrupção sem a devida atenção à transparência de gestão”, disse o desembargador Walter Carlos Lemes.

Para o procurador-geral de Justiça, Ayton Vechi, que reafirmou o apoio do Ministério Público no combate à corrupção no Estado, Goiás vive um momento histórico com a criação da Deccor.



Números

No evento, também foi apresentado um balanço na área da Segurança Pública. Foram mais de 80 operações realizadas específicas no combate à corrupção e ao crime organizado, durante 18 meses, com a expectativa de gerar uma economia de cerca de R$ 1 bilhão até 2022, além de já contabilizar mais de R$ 1,2 bilhão em bens bloqueados e recuperados.

“Esses recursos estão possibilitando, mesmo nessa crise que estamos passando por conta da Covid-19, darmos o respaldo, a retaguarda à nossa população. Essa delegacia é a consolidação de uma política de Estado”, expôs o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.

Vara de combate ao crime
Na mesma linha de combate à corrupção em Goiás, em 2019, o Poder Judiciário goiano instalou a vara especializada para o combate ao crime organizado (Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores), sendo Goiás um dos poucos estados do País a contar com uma vara especializada neste tipo de delito. (Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações da Secretaria da Comunicação do Governo de Goiás / Fotos: João Sérgio MP-GO).


  •    

    Ouvir notícia: