Um ofício do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, encaminhado aos magistrados no último dia 22, evidencia a importância da utilização do “Fale Conosco” virtual desenvolvido pelo TJGO, evitando aplicativos não reconhecidos pelo Tribunal de Justiça e, ainda, que tenham preferência pelo aplicativo Whatsapp Business, recomendações dispostas no Decreto Judiciário nº 971/2020. A mensagem do presidente foi motivada por um elogio recebido pelo TJGO, no qual um advogado parabeniza a criação do canal de comunicação que possibilita o envio de solicitações pelo sistema, no próprio site do Tribunal. A íntegra do elogio também foi anexada no ofício direcionado aos magistrados.

O elogio foi registrado na Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado de Goiás, no dia 14 de outubro. No texto, o advogado afirma que a ferramenta em destaque no site do TJGO “está sendo magnífica, a resposta é quase imediata e nossa solicitação é respondida sempre (...)”. Ele relata que o canal evita a ida de advogados ao balcão de atendimento ou aos gabinetes e, ainda, sugere que a utilização do sistema continue após o fim da pandemia.

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O “Fale Conosco” do TJGO, para envio de mensagens aos desembargadores, juízes e também aos diretores de área, foi desenvolvido após a regulamentação do atendimento pelo Decreto Judiciário nº 951/2020, publicado em maio. Posteriormente, em agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) expediu recomendação aos tribunais brasileiros referente à regulamentação do atendimento virtual a advogados, procuradores, defensores públicos e membros do Ministério Público do Estado no período da pandemia da Covid-19. O sistema de atendimento remoto desenvolvido pelo TJGO teve como principais premissas aproximar o Poder Judiciário dos demais integrantes do sistema de Justiça e manter a eficiência da prestação jurisdicional.

A respeito do elogio, o desembargador-presidente declarou que “o Tribunal de Justiça agradece o reconhecimento do ilustre usuário acerca dos esforços da área de informática, comunicação social e, principalmente, de cada juiz e servidor, que tanto vem se esforçando para que o Poder Judiciário não perca o contato com cidadãos que necessitam da prestação jurisdicional, apesar do momento crítico gerado pela Covid-19”. Ainda, esclarece que não há previsão de desinstalação dos canais de comunicação já implantados. (Texto: Daniela Becker - Centro de Comunicação Social do TJGO).

 

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