O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, declarou aposentado voluntariamente o magistrado Olavo Junqueira de Andrade no cargo de desembargador do Poder Judiciário do Estado de Goiás. O ato foi efetivado pelo Decreto Judiciário nº 47/2021, publicado nesta terça-feira (12), no Diário da Justiça Eletrônico, Edição nº 3149, Seção I. Foram 37 anos de dedicação à judicatura, tendo tomado posse como juiz de Direito do TJGO em 5 de outubro de 1983.

O desembargador Olavo Junqueira de Andrade atuava como membro da 5ª Câmara Cível do TJGO, e integrava o Órgão Especial, o Conselho Superior da Magistratura e 2ª Seção Cível, tendo assumido a Presidência desse Colegiado no biênio 2015/2016. Também fazia parte das Comissões Permanentes de Cultura e Informatização.

Olavo Junqueira assumiu o cargo de desembargador no dia 22 de maio de 2014, pelo critério de antiguidade, na vaga surgida com a aposentadoria de Stenka Isaac Neto. Nascido na cidade de Goiatuba, Olavo Junqueira de Andrade é filho do juiz Francisco Vieira de Andrade e da professora Maria Aparecida Junqueira de Andrade. É casado com a terapeuta e plástica Simone Moraes Andrade, com quem tem três filhos: Suzie, Manuela e Andrade Neto, este juiz de direito em Campo Grande (MS).

Para o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, foi uma honra atuar no TJGO com o desembargador Olavo Junqueira. "O Judiciário goiano se congratula com o magistrado Olavo Junqueira de Andrade, que, em seus 37 anos dedicados à judicatura, se pautou pela seriedade, ética, diplomacia e ponderação, tanto em suas decisões como também no trato com os colegas". 

Presidente da Comissão de Cultura do TJGO, o desembargador Itaney Campos lembra que Olavo Junqueira se identificou muito com o tema daquela comissão, "mercê de sua cultura, sensibilidade, consciência política e humanitarismo", ressaltou.

 

Primeiro juiz da comarca de Aparecida de Goiânia

Se graduou em Direito pela Faculdade de Uberlândia e tomou posse na magistratura goiana em outubro de 1983, tendo iniciado suas atividades judicantes pela comarca de Peixe, hoje pertencente ao Estado do Tocantins, onde ficou por três anos. Foi o primeiro juiz da comarca de Aparecida de Goiânia, segunda em que atuou, de 1986 a 1990, quando assumiu a titularidade de Crixás por dois meses.

Desde então, atuou em Goiatuba até assumir o cargo de desembargador. Ele também respondeu ou teve estendida sua jurisdição e competência nas comarcas de Gurupi-TO, Bela Vista de Goiás, Buriti Alegre, Joviânia e Panamá, tendo sido ainda juiz eleitoral em algumas delas.

No Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, no período compreendido entre 22 de maio de 2014 e 11 de janeiro de 2021, todos os atos praticados pelo desembargador Olavo Junqueira totalizam 34.661, sendo 3.942 decisões, 5.472 decisões monocráticas, 8.573 relatórios/votos e 16.674 despachos.

Foi professor de português de Ensino Médio (1970/1975), exerceu a advocacia em sociedade com o advogado Dirceu Abdala e foi um dos fundadores e secretário da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiatuba, deixando-a para assumir a magistratura. Também foi sócio-fundador do Lions Clube de Goiatuba e exerce ainda o cargo de conselheiro do Conselho Federal do Grande Oriente do Brasil, a mais antiga do País.  (Texto: Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: