O espaço da Pinacoteca Desembargador Camargo Neto, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), foi palco da divulgação de duas obras literárias, nesta sexta-feira (12): “Sobrepartilha da Tarde – Textos Recolhidos” e  “Avenida Araguaia – Rio de Memória”. Os livros são de autoria do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, sendo que o último também tem coautoria do escritor e psicanalista Ítalo Campos, irmão do magistrado. Desembargadoras, desembargadores, juízas, juízes, representantes da área cultural e servidores do Judiciário goiano, prestigiaram o evento literário. O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Zacarias Neves Coelho, representou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

O livro  “Sobrepartilha da Tarde é uma coletânea, com crônicas, ensaios, contos, prefácios de livro, escritos em tempos diversos. Ao discorrer sobre a obra, o desembargador Itaney Campos lembra que o título remete  sobre o termo jurídico partilha. “Quando todos os bens são partilhados numa sucessão, o que vem em seguida, é descoberto todos os bens, são sobrepartilha. É como na vida, você vai usufruindo a vida e já, quando o outono dá os seus primeiros sinais de folhas ao chão, descobre-se novos bens, novos valores. Descobre-se que a vida é valiosa, uma dádiva, ai faz-se a sobrepartilha daquilo que experiência nos trouxe. É para valorizar a vida, que é passageira, mas os momentos devem ser vividos com intensidade. E é isso que procuro  fazer, compartilhar essas experiências vividas”, relatou o desembargador Itaney Campos em seu discurso aos presentes.



 Em “Avenida Araguaia – Rio de Memória”, os escritores buscam memórias pessoais, registram histórias, costumes, peculiaridades, tradições, superstições, alegrias e tristezas vividas por eles e com a família, amigos, vizinhos com quem conviveram na pequena cidade natal de Uruaçu, nos idos de 1950 e 1960. “A minha visão foi mais de recuperação de memórias, enquanto o meu irmão Italo Campos, foi numa perspectiva mais de alegria, humor. O livro oferece essa dupla perspectiva que poderá propiciar ao leitor, momentos agradáveis, de entretenimento”, explica Itaney Campos.

TJGO valoriza a cultura

 Ao abrir o evento, o atual presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga (foto acima), enfatizou a importância dada à cultura pelo Tribunal de Justiça.  “Infelizmente em nosso país, a cultura é subproduto, mas o Tribunal de Justiça de Goiás sempre a valorizou, lançando livros, expondo diversas obras de artes. E um dos expoentes é o desembargador Itaney Campos, um grande nome da intelectualidade desta Casa. Parabéns por mais essas importantes obras”, destacou Luiz Cláudio Veiga Braga.

 Por sua vez, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGH) e promotor do Ministério Público, Jales Guedes Coelho Mendonça,  ressaltou que o desembargador Itaney Campos é um intelectual de peso, que a cada dia vem se refinando na pesquisa e no estudo, com obras valorosas.
    
 A escritora Lêda Selma, que também prestigiou o evento, destacou que ficou lisonjeada  ao ser convidada para fazer o prefácio do livro Avenida Araguaia – Rio de Memória. “Foi muito interessante participar dessa obra, observar fatos vivenciados em comum pelos irmãos na infância e juventude, mas com aspectos diferentes por conta de suas personalidades. O desembargador e escritor Itaney Campos, mais comedido, já seu irmão Ítalo, mais brincalhão. É uma obra encantadora”, enfatizou a escritora.

Ainda estiveram presentes na divulgação das obras, a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco e os desembargadores Carlos Escher, Anderson Máximo de Holanda, José Carlos de Oliveira, Sérgio Mendonça, Fabiano Abel; o ex-presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos; a juíza auxiliar da Presidência, Jussara Cristina de Oliveira Louza; os juízes substitutos em 2º grau, Sival Guerra Pires, Altamiro Garcia Filho e Paulo César Alves das Neves;  o juiz  Abílio Wolney Aires Neto;  o diretor cultural da Asmego, juiz Denival Francisco da Silva; a juíza Mônica Cézar Moreno; e os representantes da OAB-GO, Eduardo Cardoso, Alexandre Caiado e Breno Caiado; a procuradora do Estado, Sandra Regina Ferreira, e o escritor Miguel Jorge. (Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: