O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou nesta quinta-feira (8), no Salão Nobre da Presidência, o advogado Vicente Lopes da Rocha Júnior no cargo de desembargador, em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) por meio do Quinto Constitucional, resultante da aposentadoria do desembargador Norival Santomé.

A cerimônia contou com a participação do conselheiro do Conselheiro Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto e Silva; o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingos Borges; o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos; o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Amaral Wilson Oliveira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, e da presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo.

Segundo o chefe do Poder Judiciário goiano, a solenidade foi realizada na Presidência, em cumprimento ao artigo 64, do Regimento Interno do TJGO, que determina que a posse no cargo de desembargador deverá ocorrer no prazo de 30 dias, contado a partir da publicação do ato de nomeação do órgão oficial, que ocorreu no Diário Oficial no dia 5 de dezembro. No entanto, conforme explicou o presidente Carlos França, não seria possível a designação de sessão plenária especial para dar posse ao novo desembargador neste tempo em razão do recesso judiciário.

“Tenho certeza que o desembargador Vicente Lopes irá fazer um excelente papel no Tribunal de Justiça, representando e engrandecendo a advocacia goiana e honrando o Judiciário estadual. Minha saudação ao desembargador Vicente Lopes, seja bem-vindo ao TJGO, que ganha com sua experiência e com a sua força de trabalho. Conte com a gestão do TJ e com todos os seus novos colegas de magistratura”, frisou o presidente Carlos França.

O novo desembargador prestou o compromisso regimental, sendo a leitura do termo de posse  lida pela secretária do Plenário do TJGO, Otávia Goyanazes de Lima. Em seu discurso, Vicente Lopes agradeceu ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França e aos integrantes do Órgão Especial do TJGO pela honra em ter feito parte da lista tríplice. “Tenho orgulho de pertencer à advocacia por mais de 20 anos. Trago em meu coração o sentimento de gratidão, mas também do senso de responsabilidade. E jamais esquecerei da minha origem”, ressaltou. “Espero que possam dizer, lá na frente, que sentem honra pelo trabalho que aqui vou desenvolver. Da minha parte, honra, gratidão e muito amor pelo que de agora e para frente me disponho a fazer”, finalizou.

 O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, ressaltou a importância do quinto constitucional da advocacia. “Entendo que a sabedoria do sistema está em oportunizar uma vida experimentada em outra carreira, em uma outra relação. Os desembargadores do quinto deixam de ser advogados no momento em que tomam posse, mas não deixam o espírito da advocacia e da defesa das prerrogativas da advocacia. O desembargador Vicente Lopes e os outros que estão no TJGO oriundos da advocacia representam muito bem a classe”, frisou.

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo, parabenizou o presidente Carlos França pela gestão dinâmica e jovem e o cumprimentou pela recente eleição do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em que o chefe do Judiciário goiano foi eleito presidente. “A magistratura hoje é uma carreira que exige vocação, disciplina, dedicação e são muitos os desafios que temos enfrentado. Mas temos contado com uma estrutura e, acima de tudo, com união dentro do Poder Judiciário, o que tem nos proporcionado a sensação de pertencimento. Portanto, desembargador Vicente Lopes, seja bem- vindo ao Poder Judiciário goiano e, a partir de agora, você tem uma família”, destacou.



Estiveram presentes também  os desembargadores Leobino Valente Chaves, Leandro Crispim, Luiz Cláudio Veiga Braga, José Carlos de Oliveira, Itamar de Lima, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, Maurício Porfírio, Anderson Máximo e Kisleu Dias Maciel Filho; o juiz substituto em segundo grau, Sival Guerra Pires; as juízas auxiliares da Presidência Sirlei Martins da Costa e Jussara Cristina de Oliveira Louza, o juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino de Freitas; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima; o juiz membro do TRE-GO, Adenir Teixeira; a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; o diretor tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Cardoso Júnior; os advogados Rafael Pinho, Clodoaldo Danadon e Márcio Cunha; além de familiares do empossado, a mãe Luíza Pereira Monteiro, esposa Michele Lopes e cunhada Anna Flávia Brito; e, ainda, os jornalistas Alziro Zarur e Leandro Coutinho. Veja galeria (Texto: Arianne Lopes/ Fotos: Acaray Martins e Gusthavo Crispim Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: