Os membros da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça) foram empossados nesta terça-feira (07), em cerimônia realizada no auditório da Assembleia Legislativa. Participaram da solenidade a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça (TJGO) Sirlei Martins da Costa, representando o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, e o corregedor geral de justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim.

Compuseram ainda a mesa diretiva, o presidente e o secretário da Comissão Eleitoral da entidade classista, Samuel Viegas Ramalho e José Dorneles; o deputado estadual e também servidor do Judiciário, Karlos Cabral; e o diretor executivo do Sindjustiça, Luzo Gonçalves.

Os novos dirigentes da entidade classista foram eleitos em 14 de outubro do ano anterior para o mandato de três anos. O servidor Fabrício Duarte foi reconduzido para o cargo de presidente, sendo empossado junto à Sayuri Tanaka, vice-presidente para Planejamento e Finanças; Marina de Fátima Leroy, vice-presidente para Assuntos de Previdência e Inativos, Bruno Faustino, vice-presidente para Apoio Direto aos Filiados, Wagner Machado, vice-presidente para Assuntos Esportivos e Socioculturais; Cristiana Maria de Abreu, vice-presidente para Assuntos Administrativos; Hugo Frauzino, vice-presidente para Secretaria, Comunicação, Divulgação e Imprensa; e Fernanda Vilela, vice-presidente para Assuntos Jurídicos. No Conselho Fiscal tomaram posse como titulares Wandelmir Alves Marcelino, David Oliveira e Ana Carolina Cambaúva e como suplentes, Lucas Marques, Cristina Liégio e João Oliveira Júnior.



Discursos

Abrindo a cerimônia, a juíza auxiliar da presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, foi a primeira a discursar, em nome do chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França. A magistrada salientou “a relação harmônica entre o TJGO e o Sindjustiça, pautada com diálogo e respeito”. Sirlei Martins da Costa também endossou que “em países democráticos, as entidades classistas, associações e sindicatos, desempenham papéis essenciais na luta por direitos de trabalhadoras e trabalhadores”. Por fim, a magistrada afirmou que “a gestão do TJGO pretende manter um contato contínuo com a nova diretoria do Sindjustiça, uma vez que os recursos humanos representam o setor mais importante de uma empresa, órgão ou instituição pública”.

Em seguida, o corregedor geral de justiça, desembargador Leandro Crispim, se pronunciou para também cumprimentar as novas e os novos dirigentes. Com mais de 40 anos de carreira no TJGO, o magistrado relatou que iniciou sua trajetória no Poder Judiciário como servidor, tendo passado pelos cargos de secretário, assistente de serviços judiciários, diretor de câmara e chefe de gabinete. “Posso dizer, com conhecimento de causa, que cada servidor é essencial para o funcionamento dessa complexa engrenagem do Sistema de Justiça. É necessário que tenhamos senso de unidade e estejamos em sintonia”.

Em nome da equipe da CGJGO, Leandro Crispim afirmou que vai realizar “trabalho de parceria e orientação com o Sindjustiça, visando à valorização do servidor, ao aprimoramento da prestação jurisdicional, à humanização e ao melhoramento do Sistema de Justiça”.

Para representar as servidoras e servidores do TJGO, Karlos Cabral discursou e defendeu “a conscientização de classe para a luta e conquista e dos direitos”. O deputado estadual, que é funcionário efetivo do quadro do Poder  Judiciário, afirmou que “os integrantes da categoria, bem como da magistratura e de demais carreiras do serviço público, são também trabalhadoras e trabalhadores”.

Presidente reeleito

Fabrício Duarte agradeceu a confiança para ser eleito por mais um triênio para presidir o sindicato. “Os últimos três anos foram de muito trabalho e muitos desafios. As conquistas são resultados da entidade e de nossa união. O nosso principal instrumento é o diálogo e ele será uma constante neste mandato, como foi no anterior. Temos mantido uma agenda propositiva com o Tribunal de Justiça e com o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, no sentido de defender nossos interesses”.

O presidente da entidade também afirmou que acredita que “o movimento sindical tem o importante papel de defesa dos direitos dos trabalhadores, mas também é uma voz essencial para o desenvolvimento da sociedade”. Por fim, Fabrício Duarte endossou que a atuação visa “contribuir para o avanço em questões ligadas aos Direitos Humanos e à Justiça Social”.
 
Presentes


Também estiveram presentes a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima; o diretor financeiro do TJGO, Irismar Dantas de Souza; a deputada estadual Bia de Lima e o deputado estadual Mauro Rubem; o representante da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário (Fenajud), Neto Puetta; além de servidoras e servidoras ativos e inativos do Poder Judiciário. (Texto: Lilian Cury/ Fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: