O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, empossou, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (21), os cinco novos desembargadores para compor o colegiado: José Carlos de Oliveira, Delintro Belo de Almeida Filho, Marcus da Costa Ferreira, Carlos Roberto Fávaro e Jairo Ferreira Júnior. Magistrados de carreira, eles foram eleitos por critérios de merecimento e antiguidade no dia 12 de dezembro do ano passado. O evento foi realizado no novo salão do Órgão Especial, que será oficialmente inaugurado no dia 31 de janeiro.

Em nome da Corte do TJGO, desembargador Carlos Alberto França saudou os colegas de profissão e destacou o currículo profissional de cada um deles em seu discurso. “É um momento de júbilo para o Judiciário goiano, que conta com cinco valorosos novos desembargadores – cada um com sua história, traçada ao longo de décadas servindo a magistratura”.

Representando o Ministério Público de Goiás, o procurador-geral Benedito Torres Neto também parabenizou os cinco magistrados, que apresentam “destreza, valorosa história e bagagem em prol da Justiça do Estado. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, falou que a entidade caminhará junto para “a construção e distribuição de Justiça, a fim de atingir pacificação social”.

 

Novos desembargadores

Com um discurso emocionado, José Carlos de Oliveira falou que se tornar desembargador é um sonho “há muito tempo perseguido”. Filho e neto de retirantes da seca do sertão, alfabetizado pelo próprio pai, ele relembrou os tempos de escola e quando fitava a Faculdade de Direito. “Assumo o cargo com espírito de humildade, feliz pela honraria, mas ciente dos encargos”.

Carlos Roberto Fávaro reconheceu estar no “ápice de sua carreira” e afirmou se tratar de uma “caminhada conjunta”, agradecendo a todos que o acompanharam nessa trajetória. Delintro Belo de Almeida Filho, que é diácono da Igreja Católica, agradeceu a Deus, e citou seu histórico desde sua cidade natal, Taguatinga, antes considerada no Norte goiano, hoje sul do Tocantins.

Em tom de oração, Marcus da Costa Ferreira agradeceu a família pelo apoio recebido durante toda sua carreira. “Tornar-me desembargador é algo que em juventude não poderia imaginar. Contudo, não deixo de ser juiz. Peço serenidade e prudência para discernir o certo do errado”. Já o desembargador Jairo Ferreira Júnior preferiu não fazer uso da palavra durante a posse solene.

 

Solenidade

Abrindo a cerimônia, houve apresentação da banda do Exército, que também entoou o Hino Nacional. O cantor goiano Pádua também foi convidado para apresentar duas canções e, uma delas, dedicou ao amigo desembargador Marcus da Costa Ferreira.

As mulheres dos desembargadores – Meire Lúcia Pinho de Oliveira, Maria de Fátima Santos Figueira e Almeida, Neila de Sousa Machado Ferreira, Eliane Ferreira Fávaro e Mariluci Sousa Bueno – foram homenageadas com buquês de flores. Os ramalhetes foram entregues pela esposa do presidente do TJGO, Rubinéa Ávila Marques; pela primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado; pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis;e pela procuradora Ana Cristina Peternella França.

O evento foi prestigiado por autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo. Participaram da mesa diretiva, junto ao presidente do TJGO, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz; o governador do Estado, Ronaldo Caiado; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Paulo Pimenta; o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, juiz Wilton Muller Salomão; o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios Joaquim Alves de Castro Neto; e o desembargador Silvânio Barbosa dos Santos, representando o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. (Texto: Lilian Cury - Fotos: Aline Caetano e Wagner Soares / Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos por Wagner Soares

Galeria de fotos por Aline Caetano

 

  •    

    Ouvir notícia: