O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (26), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na comarca de Rubiataba. Com mais este, já somam 74 unidades instaladas no Estado de Goiás, das quais 24 na gestão do presidente Gilberto Marques Filho.

A solenidade contou com a presença do gerente de Mediação e Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJGO, juiz auxiliar da Presidência Romério do Carmo Cordeiro, que representou o presidente do TJGO e ressaltou a importância da implantação do Cejusc nas comarcas de todo o Estado. ” A ideia é parar de resolver processos e, sim, resolver conflitos. O Cejusc oferece ferramentas muito eficientes como a conciliação e a mediação, que envolve todos os atores na construção das soluções dos problemas. A conciliação é muito mais rápida, barata e eficiente e veio para aperfeiçoar o sistema de Justiça”, enfatizou Romério.

 

Para o diretor do Foro local, juiz Hugo de Souza Silva, a implantação do Cejusc na comarca de Rubiataba constitui um avanço. “O Cejusc vai colaborar com a mudança da cultura de judicialização, vai aproximar o Judiciário da sociedade e ainda mais, o juiz da comunidade”. Hugo destacou também que a população vai ser atendida por pessoas capacitadas por meio de cursos aplicados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Escola do Poder Judiciário (EJUG) e até pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “São profissionais preparados para conciliar e mediar conflitos”, reforçou o magistrado.

O Cejusc tem a função de concentrar as audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e também o serviço de atendimento e orientação ao cidadão.

 

Vale do São Patrício

A comarca de Rubiataba está situada na região do Vale do São Patrício, a 205 quilômetros da capital, e conta com aproximadamente 5,5 mil processos em tramitação, atendendo uma população de 26 mil habitantes, espalhados entre a sede da comarca e os distritos de Nova América e Morro Agudo.

Participaram do evento o promotor de Justiça, Diego Osório da Silva; o prefeito de Rubiataba, José Luiz Fernandes; a presidente da Subseção da OAB, Anielle Cristina de Paula, além de servidores do Poder Judiciário, vereadores e advogados da região. (Texto e fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social de Justiça)

  •    

    Ouvir notícia: