O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (18), a obra de ampliação do fórum da comarca de Catalão. A solenidade foi realizada no novo Tribunal do Júri e reuniu o governador Ronaldo Caiado, magistrados, além de autoridades de outros órgãos do Poder Público e do sistema de Justiça. Com a reforma, o prédio ganhou mais acessibilidade e conforto para o atendimento à população.

A obra, de 2.730,16 metros quadrados, contemplou a construção de salas climatizadas, sistemas de segurança CFTV/Alarme e de combate a incêndio, no-break central, grupo motor-gerador e estacionamento. No salão do Júri, foi construída sala privativa para deliberações.

De acordo com Gilberto Marques Filho, a estrutura e a celeridade da prestação jurisdicional estão sempre juntas. “Tenho amor pelo Poder Judiciário, estou aqui por amor. Faço com todo prazer e respeito. Sou uma pessoa de ação, sou ousado nas coisas que busco e muito abençoado”, afirmou.

O diretor do Foro de Catalão, juiz Marcus Vinícius Ayres Barreto, agradeceu todos os envolvidos na obra, inclusive os juízes e servidores. O magistrado falou da importância da atenção à comarca de Catalão, que é sede dos distritos judiciários de Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis, com quase 120 mil habitantes e 23.239 processos. 

Prestigiando a solenidade, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância das obras de modernização do Fórum de Catalão. De acordo com ele, a Justiça, o Poder Executivo e Legislativo devem estar sempre juntos em prol de todos os cidadãos goianos. “Espero poder contar sempre com as orientações do Poder Judiciário para tomar as melhores decisões para o nosso Estado”, salientou.

Ao se referir ao presidente do TJGO, o governador enfatizou que Gilberto Marques Filho sempre soube privilegiar a necessidade de Justiça em todo o Estado de Goiás, inclusive no interior. “O desembargador Gilberto tem um compromisso muito grande com a Justiça e ao mesmo tempo é um homem que é referência não só pela liderança, mas pelo conteúdo, preparo intelectual e sua condição moral de hoje estar à frente do Poder Judiciário do nosso Estado”, pontuou.

O prefeito de Catalão, Adib Elias, enalteceu a inauguração da ampliação do fórum e destacou que, com a iniciativa, o Poder Judiciário se aproxima do cidadão e passa a oferecer um atendimento de melhor qualidade. Segundo ele, Catalão está extremamente alegre com o dia de hoje. “Não é um dia qualquer. Os cidadãos agradecem o Poder Judiciário pelo empenho e trabalho na comarca”, ressaltou.

Governador Caiado aplaudido ao inaugurar prédio

Título de cidadão
A solenidade de entrega da ampliação do fórum de Catalão foi marcada por homenagens, o presidente do TJGO e o governador do Estado receberam o Título de Cidadão Catalano, pelos relevantes serviços prestados ao município. A deferência ao desembargador Gilberto Marques foi proposta pelo vereador Jair Humberto da Silva, por meio do Decreto Legislativo 09/2018.

O desembargador-presidente ressaltou que seu já existente vínculo com a cidade foi reforçado com o recebimento da homenagem. “Tenho um carinho pelo time Crac (Clube Recreativo e Atlético Catalano) e agora mais ainda porque sou cidadão Catalano. Me sinto em casa. Agora sou conterrâneo de vocês e tenho orgulho disso”, afirmou.

Gilberto Marques Filho agradeceu a concessão do título e falou sobre seus 43 anos dedicados à magistratura. “É uma vida dedicada ao Poder Judiciário. Eu vivo essa realidade. Colegas e servidores são minha família”, frisou. Gilberto Marques Filho aproveitou a ocasião para informar aos presentes que inaugurou recentemente o estacionamento do TJGO e para convidar a todos para a inauguração da ampliação e reforma do prédio do tribunal goiano, no próximo dia 31.

 

Presenças
Estiveram presentes na solenidade o desembargador Nicomedes Domingos Borges, vice-presidente eleito do TJGO; os juízes da comarca de Catalão e região; a diretora-geral do TJGO, Aparecida Auxiliadora Magalhães Santos; secretária de gestão estratégica do TJGO, Cássia Aparecida de Castro Alves; diretor de obras do TJGO, Luiz Cláudio Dias Ferreira; promotores de justiça; Thadeu Bôtelha Aguiar, presidente da Subseção da OAB de Catalão; senador Luiz Carlos do Carmo; deputado federal José Nelto; Helson Barbosa de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Catalão. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: