O novo site do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) entra no ar nesta quarta-feira (23), com um layout mais simples e acessível. As mudanças são resultados de uma pesquisa feita em 2017, pelo Centro de Comunicação Social, com mais de mil usuários do portal. Esses dados foram apresentados a Comissão para Assuntos de Comunicação, que fez um levantamento em todas as áreas do TJGO para identificar suas necessidades e incluí-las no projeto.

Depois disso, foram definidas as estruturas internas, inicialmente aquelas da página principal (home page) e, depois, daquelas internas. A ideia foi trabalhar um layout fácil, voltado não para as pessoas que estão habituadas a usar a net, mas, ao contrário, para aquelas que têm pouco contato com esse universo. Na home page, foram priorizados os campos para serviço, consultas processuais e notícias. Além disso, os menus principais foram simplificados e reduzidos a cinco: Institucional, Informações, Processos, Transparência e Contatos.

Rolando a página, virão os principais acessos, como Conciliação, Concursos, DJ Eletrônico, Emissão de Guias, ExecpenWeb, Licitação e Precatórios, entre outros, disponibilizados em ícones para acesso rápido aos serviços. Vídeos e as matérias mais lidas da semana serão exibidos em seguida, após os comunicados de eventos e outros anúncios publicados em banners. Todo esse trabalho foi validado pela Comissão para Assuntos de Comunicação, a quem coube também a normatização de processos para inclusão de conteúdos que serão anunciados no site, assim como a aprovação para a criação de novos websites.

De acordo com Márcia de Sousa Garcia, técnica de sistemas e designer da Diretoria de Informática, a intenção é construir um produto tão abrangente e legível quanto possível. “Design acessível é um bom design. Se precisar sacrificar a elegância, que assim seja. Não podemos ter medo do óbvio”, afirmou ela, para quem “as pessoas que mais precisam do site do TJGO são aquelas que têm mais dificuldade para utilizá-lo”. Daí, informou Márcia, surgiu a necessidade também de produzir um site responsivo, ou seja, adequado para dispositivos móveis.

“Hoje todo mundo tem um smartphone, o que torna essa medida indispensável”. Para Márcia, com a contínua evolução da tecnologia e sua rápida difusão na sociedade, ocorreram mudanças comportamentais que levaram os provedores de informação do TJGO a adequar o design do portal para o novo perfil de usuários. “Se pensarmos nessas pessoas – aquelas que têm menos facilidade
com a web – desde o início, faremos um portal melhor para todos”, disse.


Apoio
De acordo com o diretor do Centro de Comunicação do TJGO, Bruno Rocha, para que o novo layout do portal do Judiciário goiano se tornasse realidade, foi fundamental o apoio irrestrito da Presidência e Diretoria de Informática do TJGO. A reformulação do site fez parte do Plano de Comunicação, ele observou, e marcará a gestão do desembargador Gilberto Marques Filho, não só pela modernidade, mas também pela transparência dos atos e ações do Poder Judiciário. “Ficou mais simples realizar qualquer tipo de consulta no portal. Aliás, a praticidade, a simplicidade e a modernidade ficaram evidentes no novo layout”, afirmou. Além disso, o diretor de Comunicação ressaltou que, pela primeira vez, as publicações no site do TJGO terão de seguir normas específicas. “Nesse aspecto, o TJGO será um dos primeiros no País, já que poucos Tribunais de Justiça detêm uma normatização para esse fim”, disse.

Estudo
Cerca de 40 mil pessoas acessam o site do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás diariamente. Mensalmente, mais de 1 milhão usuários frequentam o site, em busca, principalmente, de notícias e consultas processuais. Além disso, pelo menos 1.074 pessoas opinaram em pesquisa promovida pelo Centro de Comunicação Social do TJGO e Diretoria de Informática sobre as questões que julgavam positivas ou negativas na plataforma e para oferecer sugestões sobre o que poderia ser alterado ou acrescentado para melhorar o desempenho da página do tribunal.

O levantamento foi realizado nos meses de julho e agosto de 2017. Participaram da pesquisa magistrados, servidores, estagiários, membros da imprensa, advogados e pessoas da comunidade.

Os conteúdos mais acessados são as notícias, com 37%, seguidos das consultas processuais
(22%) e jurisprudência (12%). Daqueles que responderam a questão, 78,1% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com o site e 15,1% se mostraram insatisfeitos e muito insatisfeito. Desse total, 19,4% informaram que sempre encontram o que precisam no site, 50% marcaram que muitas vezes encontram e apenas 4,5% raramente ou nunca encontram o que procuram.

 

Intranet
Com relação à página interna do TJGO, 74,8% dos servidores sempre ou muitas vezes, encontram o que precisam e apenas 3,4% raramente ou nunca conseguem as informações. A intranet conta com 90% de satisfação, recebendo mais críticas negativas na questão visual. (Texto: Aline Leonardo – Centro de Comunicação Social do TJGO)

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