Com satisfação e gratidão pela população da cidade de Goiás, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, recebeu nesta sexta-feira (10), o Título de Cidadão Vilaboense. Em evento realizado no Cine Teatro São Joaquim, onde foi instalada sessão solene da Câmara Municipal, a prefeita Selma Bastos disse que manifestou seu "reconhecimento pela parceria profícua que só encontramos em grandes homens que seguem carreira pública tão digna como o desembargador Gilberto Marques tem feito”.

O título é em homenagem e reconhecimento aos serviços prestados pelo presidente do TJGO ao município. A solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara Municipal e autor da propositura, Reginaldo Ferreira Adorno, que disse que “o título é uma honraria concedida aquelas pessoas que possuem a essência de ser vilaboense, que nutrem em si um sentimento de preservação das coisas boas e que sabem que a única forma de se fazer um futuro melhor é se espelhando nas obras do passado, conservando-as para que as futuras gerações possam saber suas origens”.

O vereador ressaltou ainda que ser cidadão da cidade de Goiás é acima de tudo zelar pela Justiça e pelo bom trato com as pessoas, pois entre as características dos cidadãos estão a humildade, solidariedade e gentileza. “E Gilberto Marques Filho é uma dessas pessoas”, completou.

Ele lembrou um pouco da história do desembargador-presidente e afirmou que “conceder o título a quem não mede esforços para preservar a cultura, a história, nada mais é do que conceder aos bons o que lhes é de direito. Temos a certeza que estamos concedendo o título a quem de fato merece, pois a principal característica de um vilaboense é ser preservador e admirador do patrimônio, e nós temos a certeza que o senhor é”, elogiou.

Gilberto Marques Filho disse que é grato por ser, a partir de agora, cidadão vilaboense, com a sensibilidade de um povo que acolhe, que compartilha com as demais regiões do Estado os encantos e belezas da cidade histórica. “Essa homenagem não é minha é do Poder Judiciário. O sentimento é de carinho e respeito”. Ele lembrou ainda que a cidade é patrimônio histórico da humanidade e da poetisa Cora Coralina. “Eu sempre digo que somos uma família e precisamos estar unidos para sermos fortes a cada dia. O presidente do TJGO ressaltou a tradição e importância do Poder Judiciário goiano, "que nasceu aqui com a coragem dos vilaboenses daquela época, porque somos um dos primeiros criados no País. E sinto muito orgulho disso quando ocupo assento entre os primeiros no Colégio de Presidentes dos TJs", informou. O presidente agradeceu a todos e revelou que estava muito emocionado com a homengagem.

A prefeita Selma Bastos disse que a destinação do título de cidadania vilaboense representa a “legitimação de filhos muito especiais”. Ela citou a importância da cidade de Goiás ter um novo filho. “O senhor compreenderá, ainda mais, os sinais de ternura que a sua nova e ao mesmo tempo velha cidade deixam transparecer nas mornas noites prendas de luar”, frisou. Segundo ela, a cidade acolhe Gilberto Marques Filho de braços abertos. “O tempo será cúmplice e testemunho de jornadas sentimentais nessa terra que o acolhe com muito carinho. Parabéns a todos nós”, finalizou. Antes, a prefeita entregou um buquê de flores à esposa do presidente do TJGO, Rubineia Ávila Marques, como homenagem ao aniversáio dela.

Novo fórum
Durante a solenidade, foi lembrada pelo presidente do TJGO a construção do novo fórum da comarca. Além disso, com a inauguração no novo local, o antigo prédio será transformado em museu do Judiciário, sendo a cidade de Goiás presenteada com mais uma atração turística, e que ainda irá preservar a identidade do Judiciário goiano. “Foi aqui que o Poder Judiciário nasceu. E hoje o TJGO está entre um dos maiores tribunais do País, e eu me sinto orgulhoso disso”, pontuou.

Também participaram da solenidade a vice-presidente do TJGO, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco; o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemos; o ouvidor do Poder Judiciário de Goiás, desembargador Itamar de Lima; os desembargadores Ney Teles de Paula e Norival Santomé; o diretor do Foro da comarca de Goiás, Luiz Henrique Lins Galvão de Lima; o promotor de Justiça da comarca de Goiás, Edivar da Costa Muniz; representando o governador Marconi Perillo, o assessor especial da Governadoria, professor Jônathas Silva; o deputado estadual, Jean Carlo dos Santos; Reginaldo Ferreira Adorno Filho, presidente da subseção da OAB da cidade de Goiás; entre outras autoridades. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Galeria de fotos: