O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) encerrou, nesta sexta-feira (20), a Semana da Cultura de Paz (Justipaz) com a oficina Roda de Terapia Comunitária – Dialogando Com Meus Problemas. Trata-se de uma dinâmica de conversa, escuta e partilha de sentimentos e experiências de vida, que possibilita a mobilização dos recursos e competências das pessoas por meio da ação terapêutica do próprio grupo.


Segundo Alaor Félix, facilitador da oficina, os problemas externos refletem no interior das pessoas, daí a necessidade de compartilhá-los para crescer em comunidade. “Os diálogos tocam a alma, mobilizam emoções e fazem com que as pessoas queiram trazer suas experiências e partilhar as soluções encontradas”, afirmou.

Alaor Félix é integrante do programa Justiça Terapêutica do TJGO, que constitui um conjunto de medidas que visa aumentar a possibilidade de os infratores usuários e dependentes de drogas entrarem e permanecerem em tratamento, modificando seus anteriores comportamentos delituosos para aqueles socialmente aceitos e positivos.
O Programa Justiça Terapêutica acredita no potencial de recuperação dos usuários de drogas, ao possibilitar sua reinserção familiar e social. Representa um novo paradigma no enfrentamento da violência e da criminalidade.

Ao longo desta semana, o Comitê do Judiciário Goiano para uma Cultura de Paz realizou diversas palestras e oficinas no propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais pacífica, justa e solidária. No sábado (21), comemora-se o Dia Internacional da Paz, data propícia à reflexão, sobre a necessidade de reiterármos a fé na não violência e fazermos um pedido global para que cessem as hostilidades, como prevê a proposta do Jusitpaz.