Recebido pela comarca de São Luis de Montes Belos, na manhã desta quinta-feira (26), o Justiça Ativa, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), chegou em sua 15° edição este ano. As atividades seguem até a sexta-feira (27).

Na abertura do evento, o juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, Carlos Magno Rocha da Silva, no ato representando o presidente, desembargador Ney Teles de Paula, falou sobre as mudanças necessárias para um melhor desempenho do programa. "A ideia é fortalecê-lo. Nós percebemos a necessidade de reformulação para garantia de ainda mais eficiência e efetividade ao Justiça Ativa", afirmou.

Há uma semana, Carlos Magno se reuniu com servidores e representantes dos diversos setores que envolvem o trabalho, ocasião em que foram discutidos novos rumos para o programa. Segundo ele, a equipe buscará profissionalizá-lo ainda mais, criando uma padronização de funcionamento, com definição de horário de duração, escolha das comarcas participantes, perfil dos juízes, entre outras. "Nada melhor que, após anos de atuação do Justiça Ativa, nós busquemos aprimorá-lo", analisou o juiz.

Nesta edição foram montadas 17 bancas para atender o público. Mas um diferencial marca o Justiça Ativa em São Luis de Montes Belos: as salas contam com a presença de alunos de direito da faculdade local. No total são mais de 100 estudantes divididos entre as bancas. Eles acompanham as audiências e com isso ganham horas extracurriculares necessárias na grade acadêmica. "É muito importante para a gente conhecer e fazer uma análise crítica da audiência. A gente absorve não só o conhecimento teórico mas também o prático", conta a estudante de direito, Priscila Soares Silva.

Estão agendadas 384 audiências durante os dois dias de evento, entre criminais, cíveis em geral, direito de família e previdenciário. Atualmente tramitam na comarca mais de 7.800 ações judiciais. "O Justiça Ativa vem dar celeridade ao andamento dos processos e com esse objetivo solicitei ao Tribunal a vinda do programa", disse o diretor do Foro, juiz Diego Custódio Borges.

Juízes de 15 diferentes comarcas se deslocaram para atuar nesses dois dias de mutirão em São Luis de Montes Belos. Além do diretor do Foro e da juíza que também atua no fórum local, Heloísa Silva Mattos, participam do Justiça Ativa os seguintes magistrados: Alessandro Luiz de Souza (Cachoeira Alta), Aline Freitas da Silva (Cidade Ocidental), Ana Paula de Lima Castro (Goianésia), Cristiane Moreira L. Rodrigues (Petrolina), Eduardo Cardoso Gerhardt (Firminópolis), Gustavo Braga Carvalho (Itaberaí), Luciana Nascimento Silva (Turvânia), Luciane Cristina Duarte dos Santos (Pires do Rio), Marli de Fátima Naves (Vianópolis), Paulo Afonso de Amorim Filho (Aragarças), Fernando Ribeiro de Oliveira (Trindade), Sylvia Amado Pinto Monteiro (Águas Lindas de Goiás), Thiago Cruvinel Santos (Planaltina), Vivian Martins Melo (Alexânia) e Thiago Brandão Boghi (Quirinópolis). (Texto: Geovane Gomes / Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)