Magistrados de Goiás participaram, nesta quinta-feira (10), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), do seminário “30 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança”. O evento foi organizado e coordenado pela magistrada do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Claudia Silvia de Andrade, atualmente juíza auxiliar da presidência do STJ. Do Judiciário goiano, estiveram presentes os juízes Célia Regina Lara, Felipe Levi Jales Soares, Flávia Cristina Zuza, Flávia Morais Nagato de Araújo Almeida, Letícia Silva Carneiro de Oliveira Ribeiro, Leonardo Bordini, Soraya Fagury, Wilker André Oliveira Lacerda. O evento contou com a participação de representantes do Instituto Alana e da Nova Acrópole no Brasil . A Orquestra Nova Acrópole fez uma apresentação no início do evento.

A abertura do seminário foi feita pelo presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, que discursou sobre a importância da proteção à infância e à adolescência. Entre outras questões, o evento debateu maneiras de articular a sociedade e instituições sem fins lucrativos para a implementação do Marco Legal da Primeira Infância em estados e municípios. Os painéis trataram de temas como a importância da Convenção sobre os Direitos da Criança; o acesso à Justiça; a atualidade da convenção nos desafios contemporâneos; orçamento e políticas públicas para a infância.



O juiz Felipe Levi, da comarca de Águas Lindas de Goiás, participou do painel “Mobilização pelos Direitos da Criança e do Adolescente”. De acordo com os magistrados goianos, “o evento foi marcado pela alta qualidade técnica dos palestrantes e a relevância dos temas escolhidos, e muito contribuiu na formação e capacitação dos juízes que atuam, incansavelmente, na proteção e restabelecimento de direitos e garantias de crianças e adolescentes.” (Texto: Daniela Becker / Fotos: arquivo magistrados - Centro de Comunicação Social do TJGO).