ACIEGO Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realiza, dos dias 12 a 16 de setembro, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), o terceiro Curso de Mediação Judicial do Projeto Mediar é Divino.

O Mediar é Divino é um projeto inédito no País e tem como meta difundir a cultura do diálogo e do fortalecimento dos métodos alternativos de solução de conflitos, em especial a mediação, no âmbito das entidades religiosas, como instrumento de pacificação social. Para tanto, centros de conciliação são instalados em várias igrejas. O curso está sendo ministrado pelos instrutores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luís Antônio Ferrera Pacheco da Costa, Celma Laurinda Ferreira Costa, Fátima de Paula Ferreira, Maria Regina de Albuquerque Franco e Marielza Nobre Caetano da Cosa. Após a primeira fase teórica, os participantes, líderes de distintas denominações religiosas, farão estágio supervisionado com duração de até seis meses.

“A atuação dos participantes começará, ao final do curso, em suas comunidades. Eles trabalharão perante pessoas que têm um conflito, em fase pré-processual, auxiliando no diálogo. O mediador apenas dará a condição para que conversem e, por si próprias, encontrem a solução”, explica o instrutor Luís Antônio. O Programa Mediar é Divino está concorrendo ao Prêmio Innovare deste ano, na categoria Tribunal. (Texto: Érica Reis Jeffery – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)