Os mais de 13 mil processos que aguardavam cálculo de custas finais na comarca de Goiânia foram zerados com a realização, durante as duas últimas semanas (de 4 a 8 e de 11 a 15 de abril), do mutirão da contadoria. O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, comemora o resultado, que fechou com um total de 13.259 processos com feitura de cálculo, e prevê que esse pode ser o último mutirão de contadores na comarca da capital, “já que o acervo dos processos que dependiam de cálculos finais foi zerado”, informou Dias. 

Servidores da capital e do interior participaram da força-tarefa que aconteceu na sala da Diretoria do Foro de Goiânia, localizada no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás. Dos 54 servidores que atuaram no mutirão, 43 vieram das comarcas do interior, sendo que metade atuou na primeira semana e a outra metade na segunda semana. O diretor do Foro da comarca de Goiânia agradece a colaboração dos diretores das comarcas que liberaram seus servidores, como também aos próprios contadores e a equipe local.

Para atender à grande demanda de cálculo dos processos que tramitam na comarca de Goiânia, Wilson Dias anuncia que medidas estão sendo implementadas pela Diretoria do Foro. “Vamos implantar uma gestão moderna, mais técnica, para que a tramitação dos processos que dependem de cálculo seja mais célere”. Ele cita que já está buscando um sistema de cálculo com o Departamento de Precatórios do Tribunal de Justiça (TJGO). “Essa parceria vai facilitar e agilizar a realização dos futuros cálculos complexos nos processos enviados pelas unidades judiciárias à contadoria”, informou o magistrado.

O diretor do Foro da comarca de Goiânia lembra que promoveu uma série de melhorias, como a ampliação do número de servidores e a ampliação do espaço físico. Wilson Dias assinala que, em setembro de 2015, foi inaugurada a Contadoria Judicial Criminal, que atualmente funciona no 5º andar do Fórum Criminal. “Antes, a comarca de Goiânia contava apenas com uma contadoria que realizava cálculos das varas criminais, cíveis e de fazendas públicas”, disse o magistrado. ( Texto: Bruno Rocha - assessoria de imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia).