Durante as comemorações dos 292 anos da antiga capital do Estado, cidade de Goiás, foi instalado simbolicamente, e, pela primeira vez, o Poder Judiciário do Estado de Goiás no antigo Palácio das Relações, atualmente a sede do Centro de Memória e Cultura e do Museu Desembargador Maximiano da Mata Teixeira do Poder Judiciário.

O presidente do TJGO, desembargador Water Carlos Lemes, assinou decreto que insere o parágrafo único no artigo 2° do Decreto Judiciário n°855, de 22 de março de 2017, alterado pelo decreto n°1.594, de 13 de junho de 2019. “Na hipótese de afastamento de servidora lotada em Gabinete de Desembargador para usufruir licença gestante, o titular poderá indicar servidor, efetivo ou comissionado, de outra unidade do segundo grau de jurisdição”, consta no documento.

A cerimônia aconteceu na quinta-feira (25) e contou com a presença dos representantes dos três Poderes. Além do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemos; do governador Ronaldo Caiado; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira; o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho; a prefeita de Goiás, Selma Bastos; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi; os desembargadores Norival Santomé e Guilhemer Gutemberg; o defensor público-geral de Goiás, Domilson Liberato Gouveia,  a juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da Presidência do TJGO; entre outras autoridades participaram da solenidade.

Transferência dos poderes

Pela manhã, o desembargador-presidente participou da solenidade de instalação dos três Poderes, realizada na Praça do Coreto. Na ocasião, o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, falou que “esta linda tradição que se perpetua ao longo dos anos e remonta ao início dos anos 60, representa o exercício pleno da cidadania e contribui para o desenvolvimento do nosso Estado”.

De acordo ele, a união e parceria de todos os Poderes constituídos é, sem dúvida, a melhor forma de enfrentar as crises e cumprir as tarefas constitucionais. “Sem dúvida, hoje nos sentimos lisonjeados e encantados com essa cerimônia tradicional e devem os estar unidos sempre sentimento de paz. Neste momento, somos um pouco mais de Goiás, o lado mais belo e melhor”, finalizou, ao lembrar também da poetiza goiana Cora Coralina.

 

Já o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da harmonia entre os Poderes constituídos, que, segundo ele, é primordial para a manutenção do regime democrático. “Estamos trabalhando para acabar com as desigualdades regionais e pela melhoria da qualidade de vida do povo goiano”, afirmou o governador.

Para o presidente da Assembleia Legislativa,, deputado Lissauer Vieira, o momento é de alegria e orgulho para todos os goianos. Ele frisou, também, a importância da união dos Poderes para o desenvolvimento da sociedade e dando melhor qualidade de vida para o povo goiano. “Parabenizo o governo do Estado por manter as tradições ao transferir a capital para a cidade de Goiás”, pontuou o deputado. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)