O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás conta com duas exposições de longa duração, as quais podem ser conferidas na aba “Tour 360º” no menu anterior, um espaço para exposição de curta duração e o Tribunal do Júri.

Exposições de Longa Duração

Judicatura e Arte no templo da Justiça
Nesta mostra permanente o visitante vai encontrar, inicialmente, uma estátua de bronze da Themis, deusa grega da Justiça, que foram utilizados pelos membros e servidores deste egrégio Tribunal.

O Papel e a Justiça
Neste espaço é retratado o início do funcionamento do Judiciário goiano com a exposição de manuscritos, máquinas de escrever e tipografia. Abordamos ainda o início da digitalização processual neste Tribunal de Justiça, sendo a Cidade de Goiás a primeira comarca do Estado “100% digital”. Além desses objetos, ainda estão expostos o riquíssimo acervo mobiliário e documental do Tribunal, a exemplo do inventário da poetisa Cora Coralina, partilha e libertação de escravizados, livro dos primeiros termos de juramento de desembargadores e servidores e o primeiro Regimento Interno do TJGO.

Salão do Tribunal do Júri
Entrando pelo jardim do edifício está localizado o salão do Tribunal do Júri (foto abaixo), onde encontramos processos relacionados ao tema, como livros de jurados e livros de atas de julgamentos. O antigo tribunal do Júri da comarca de Goiás foi mantido tal qual do último julgamento, ocorrido antes da mudança para a nova sede.

Fonte: Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás
Fonte: Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás
Fale conosco sobre esta página