Depois de matéria no Jornal Nacional, o Programa Mediar é Divino, idealizado pelo juiz Paulo César Alves das Neves e lançado durante a última Semana Nacional da Conciliação, teve destaque internacional nesta segunda-feira (4), com a publicação de matéria no site americano Religions News. 

Assinado pela jornalista Janet Tappin Coelho, o material ressalta o ineditismo da iniciativa e o fato de o Brasil ser um dos países mais religiosos do mundo, com uma estimativa de 123 milhões de católicos e uma crescente comunidade protestante, de 42 milhões de pessoas.

Além de falas do juiz Paulo César Alves das Neves, a reportagem traz entrevistas com um pastor e uma mulher que se beneficiou com uma audiência realizada na Paróquia Santa Terezinha. O juiz Paulo César Alves das Neves vê, nesse reconhecimento do Mediar é Divino, uma forma de fortalecer a cultura da conciliação. Os sistemas alternativos mais corriqueiros de solução de conflitos nos Estados Unidos são representados pela negociação, conciliação, mediação e arbitragem. 

"Temos a visibilidade necessária para transferir as boas práticas voltadas para soluções dos conflitos por meio da utilização dos métodos alternativos como conciliação e mediação", afirmou o magistrado, ao ser questionado sobre a abrangência alcançada pelo projeto. 

O Mediar é Divino capacita líderes religiosos para atuar na mediação e conciliação de conflitos da comunidade. O curso, ministrado aos líderes religiosos, é reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)