Com quase 300 inscritos, o Encontro Regional On-line da 7ª Região Judiciária, que abrange a Região do Entorno do Distrito Federal e cuja Comarca Polo é Luziânia, foi aberto na manhã desta quarta-feira, 16, pelo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Alberto França. Em sua sétima edição on-line, o encontro, promovido pela CGJGO em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), é o primeiro da atual gestão da Corregedoria e, pela primeira vez, contou com a participação do presidente do TJGO.

Ao cumprimentar todos os magistrados e servidores que integram a 7ª Região Judiciária, no Entorno do Distrito Federal e uma das mais expressivas do Estado, o corregedor-geral fez uma menção especial ao presidente do TJGO agradecendo o apoio dispensado pela Presidência à Corregedoria e elogiando a atuação dinâmica de Carlos França à frente do Judiciário goiano. “Temos um presidente não só jovem e dinâmico, que são suas características natas, mas participativo, que faz questão de interagir. Exatamente por esse motivo, que esta gestão, ainda no início, já é tão exitosa e elogiada”, engrandeceu.

Salientando a tecnologia como uma aliada no acesso do cidadão à Justiça e uma das formas mais eficazes de humanização do Judiciário, principalmente diante do cenário pandêmico, Nicomedes Borges estabeleceu um parâmetro de comparação desde o lançamento do Picturephone em 1964 (um aparelho criado pela AT&T que permitia a realização de chamadas em vídeo, as denominadas videoconferências) e as ferramentas virtuais usadas pelos tribunais brasileiros, a exemplo do próprio Encontro Regional On-line, que também inovou neste sentido.

“Até então, a comunicação era limitada, e, de certa forma, o Picturephone foi pioneiro em videoconferências inspirando diversas outras pela sua incrível tecnologia até chegar em sistemas modernos como o Skype e Hangouts On Air. E após mais de cinquenta anos, à distância, pelo simples clique do mouse, é possível realizar audiências e eventos on-line de natureza diversa (com recomendações e orientações do Conselho Nacional de Justiça e adesão dos Tribunais brasileiros), peticionar, acompanhar o processo e estabelecer uma conexão maior com a própria Justiça. Assim, também é o propósito do Encontro Regional On-line no sentido de dar legitimidade à aproximação e integração do Judiciário com a sociedade, por meio desses mecanismos virtuais, priorizando o diálogo aberto, especialmente com os recentes acontecimentos impostos pelo isolamento social”, realçou.

Acentuando o êxito do programa, na versão on-line, e a aquiescência maciça de magistrados, servidores e atores da Justiça, o corregedor-geral disse que esse sucesso é motivo de orgulho e reconhecimento, além de ser resultado do comprometimento e sensibilidade de todos os envolvidos. “Investimos em capacitações contínuas dos servidores, debates e discussões profícuas visando sempre a qualificação e melhoria do serviço jurisdicional. No caso dos Encontros Regionais, as portas dos fóruns sempre abertas para receber as equipes do Tribunal de Justiça e da Corregedoria, precisaram ser, momentaneamente, fechadas. No entanto, as portas virtuais se abriram em níveis até então inconcebíveis”, evidenciou.

Para Nicomedes Borges, mesmo diante dos inúmeros desafios impostos pela Covid-19,  é preciso transformar a crise em oportunidade, viabilizando os meios para a concreta interatividade dos jurisdicionados e readequando o aspecto social com a construção de novos pilares, dando, assim, alternativas à sociedade para o apontamento de soluções relacionadas às demandas emergenciais. “Juntos, unidos pelo mesmo ideal, tenho certeza de que essa mudança estratégica do foco relativo à prestação jurisdicional, propiciado pelos Encontros Regionais On-line, reforçará os laços de confiança entre o cidadão e a Justiça e assegurará um serviço isonômico, aperfeiçoado e de maior qualidade a todos que buscam, tanto na via judicial quanto na administrativa, alento e resolução para os conflitos”, sublinhou.



Parceria profícua com foco na efetiva prestação jurisdicional

A relevância do Encontro Regional On-line para o Poder Judiciário e para a sociedade foi destacada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Alberto França. Na oportunidade, ele enfatizou a parceria e a sintonia existente entre a Presidência do TJGO e a Corregedoria nesta gestão focando na importância do papel orientativo desempenhado hoje pelo órgão.

“Caminhamos de mãos dadas, com o mesmo objetivo, que é a melhora da prestação jurisdicional. Ficou para trás o tempo tão somente da correição e da punição. A finalidade precípua agora é a orientação, o auxílio no aprimoramento dos magistrados e servidores.  Me sinto muito honrado e prestigiado com essa participação no Encontro Regional On-line , pois temos a consciência da importância dessa proximidade entre a Presidência e a Corregedoria para o êxito das atividades do Poder Judiciário. A Corregedoria é de suma importância para a Justiça e sempre respaldaremos todas as decisões tomadas por este órgão censor”, enalteceu.

Sobre o Encontro Regional On-line, Carlos França frisou os temas e debates valorosos e significativos afetos ao sistema judiciário abordados no evento. “Essa rica troca de experiências e dos debates acerca de questões importantes para a Justiça e para a sociedade tem como resultado a qualificação dos serviços prestados aos jurisdicionados”, afirmou o chefe do Poder Judiciário goiano.  

Participação inédita e otimismo

O juiz Altair Guerra da Costa, coordenador geral dos Encontros Regionais On-line e auxiliar da CGJGO, fez questão de ressaltar que a abertura desta edição do encontro conta pela primeira vez com a participação do presidente do TJGO e frisou que o número expressivo, de 270 inscritos, é o segundo maior número da série do evento.

“É com grande otimismo que iniciamos este encontro que de forma inédita conta com a presença do nosso presidente e do corregedor-geral juntos. Temos 217 inscritos para as capacitações em áreas vitais, sensíveis, de grande importância para o Tribunal de Justiça como o PJD cível e criminal, com ênfase em ferramentas estratégicas, a exemplo da TPU, importante para a leitura da nossa produção pelo CNJ, atualização do sistema controle, que pressupõe conhecer a nossa realidade, dentre outras”, exemplificou.

Anfitriã do evento, a juíza Flávia Morais Nagato de Araújo Almeida, diretora do Foro de Luziânia, saudou todos os presentes e acentuou que a realização do encontro demonstra  o apreço pelo primeiro grau de jurisdição, o que é um fator de motivação para magistrados e servidores. “Nossa satisfação é imensa, pois mesmo diante da pandemia, a Corregedoria, por meio do Encontro Regional On-line, propicia a importante e necessária integração entre magistrados, servidores e sociedade, com a qualificação do serviço jurisdicional”, destacou. A seu ver, é imperioso a consciência de que mais importante que o aprimoramento em si é a atitude de buscar o conhecimento, de estar aberto a novos procedimentos, bem como a utilização dos instrumentos tecnológicos. “Devemos seguir sempre o caminho do aprendizado, do entusiasmo pela nossa própria missão que é a efetiva prestação jurisdicional”, observou.

Participaram também da abertura do encontro os juízes auxiliares da CGJGO Camila Nina Erbetta Nascimento e Ricardo Dourado, além de Helenita Neves de Oliveira e Silva,  secretária-geral da CGJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves, secretária-geral da Presidência do TJGO, Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, que conduziu a solenidade, servidores da CGJGO e da 7ª Região Judiciária.    



Painel motivacional: momento de reflexão

Reflexão, resiliência, gratidão, esperança e ferramentas de estímulo e alento durante o período de trabalho remoto e isolamento social é a proposta do painel motivacional apresentado nesta quarta-feira (16) no encontro, na sequência da abertura da solenidade, pelas servidoras Daniella Botelho e Patrícia Magalhães, integrantes da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Abordando o tema “Todos Somos líderes - Como liderar com eficiência e sensibilidade em tempos de pandemia, as servidoras apresentaram exercícios e técnicas motivacionais, apresentação de vídeo inspirador, autogestão, maneiras diversas de lidar com o stress no home office, além da importância de adotar atitudes positivas diante dessa situação delicada vivenciada por toda a sociedade com a pandemia da Covid-19.

A servidora Patrícia Magalhães explicou que a exposição é um momento reflexivo, uma jornada do conhecimento, um debate da construção de ideais. “Nossa missão é de promover a Justiça, propagar o bem, fazer o resgate de cada um, esse é o grande espírito deste encontro”, conclamou.

Na opinião de Daniella Botelho, é necessário, nesta situação complexa que assola o a humanidade, a busca de ferramentas emocionais, a compreensão do outro, especialmente no que se relaciona a familiares e colegas de trabalho. “O primeiro passo para criar uma estratégia de enfrentamento é descobrir seus recursos pessoais. “O que podemos fazer para melhorar meu dia a dia? Estou olhando para o outro com empatia? O que tenho dentro de mim, que posso usar para passar melhor por tudo isso? ”, reflete.

A humanização no âmbito virtual, conforme mencionou o corregedor-geral, foi reforçada por Daniella. “Sintam-se hoje abraçados, somos seres humanos, vivenciando um momento diferente. Como bem citou o corregedor-geral vamos fazer uso dos meios virtuais para nos conectarmos, pois, desta forma, sairemos mais fortalecidos, transformando os desafios em oportunidade. A autoconsciência é um dos pilares da inteligência emocional, precisamos ter a gestão dos pensamentos. Já a gratidão é a chave para tornar a vida mais leve e fazer de nós pessoas mais resilientes. Esse equilíbrio não é fácil, mas deve ser aperfeiçoado todos os dias”, instruiu, com a citação do escritor Mark Twain: “Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo”.

Rol de capacitações

O encontro contará novamente com um leque de capacitações dos servidores da Justiça da 7ª Região Judiciária nesses dois primeiros dias (hoje e amanhã) , com inovações como "Boas Práticas dos Conselhos de Comunidade" e "Atualização para os Assessores de Primeiro Grau", tanto no período da manhã quanto no da tarde.

Assim como nas edições anteriores, serão propiciadas ainda aos servidores qualificações em Processo Judicial Digital Cível, Criminal, Centro Judiciário de Soluções e Conflitos e Cidadania (Cejusc), Proad e Extrajudicial (1 e 2). Integram a 7ª Região Judiciária, além de Luziânia, as comarcas de Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

O Encontro Regional On-line é um desdobramento do Programa Encontros Regionais, até então realizado presencialmente em cada região judiciária agraciada com o evento. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a implementação do trabalho remoto no âmbito do Poder Judiciário a CGJGO deliberou pela realização do evento no formato on-line.  A coordenação está sob a responsabilidade da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO, a qual conta com o eventual suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria -Geral da Justiça do Estado de Goiás/Prints e edição de imagens: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: