Com mais de 10 anos dedicados à judicatura, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, foi agraciado na noite desta segunda-feira, 16, com uma homenagem feita pela Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), que tem como presidente a juíza Patrícia Carrijo. A honraria, que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, se deu em razão da excelência nos serviços prestados ao Poder Judiciário no exercício da função de corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás neste Biênio 2021/2023, cargo que deixa de ocupar no dia 1º de fevereiro de 2023, quando o desembargador Leandro Crispim, futuro corregedor-geral e também presente à solenidade, tomará posse no órgão censor.

A postura dinâmica, arrojada, aberta e humanista do desembargador Nicomedes Borges na condução da Corregedoria durante esses dois anos têm sido enaltecida por magistrados (as), vários presentes à homenagem, e servidores (as). A proposta partiu da diretoria da Asmego.

“Parabéns à Asmego por essa homenagem, ao desembargador Nicomedes Borges, que tanto contribuiu para a Justiça goiana à frente da Corregedoria Geral do Estado, nesse biênio. O desembargador Nicomedes foi um importante parceiro nessa missão que levou ao aprimoramento da prestação jurisdicional em Goiás e tem todo nosso reconhecimento pelo trabalho desempenhado em prol do Tribunal de Justiça e da sociedade goiana”, afirmou o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França.

Além do presidente do TJGO, desembargador Carlos França e do futuro corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, participaram do evento o vice-presidente da associação, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França, os três juízes auxiliares da CGJGO Gustavo Assis Garcia, Ricardo Dourado e Marcus Vinícius Alves Oliveira, os juízes Jussara Cristina de Oliveira Lousa e Reinaldo Dutra, auxiliares da Presidência do TJGO, Heber Carlos de Oliveira, diretor do Foro de Goiânia, Altair Guerra da Costa, juiz substituto em segundo grau, assim como outros magistrados e conselheiros da associação.

Apoio e empenho

Honrado e imensamente feliz com a homenagem, Nicomedes Borges agradeceu a presidente da Asmego e toda a diretoria pela iniciativa e ressaltou a importância do trabalho em equipe desempenhado na sua gestão e do empenho e apoio incondicionais dispensados pelos magistrados (as) e pelos servidores (as) da Corregedoria e do TJGO no decorrer da sua administração.

“Sempre acreditei no velho ditado de que a 'união faz a força'. Sem um esforço concentrado de todos os meus colegas magistrados (as), servidores (as) e colaboradores (as) do sistema de Justiça nada disso seria possível. Contamos com o suporte incondicional do meu nobre colega, desembargador Carlos França, a quem também rendo meu agradecimento e minhas homenagens. Concretizamos um sonho que sempre foi melhorar a prestação jurisdicional em prol de cada cidadão goiano e o Poder Judiciário de Goiás é hoje exemplo para todo o País com altos índices de produtividade e premiações constantes. Me sinto realizado pelo trabalho tão excepcional que conseguimos realizar na Corregedoria. Aqui fiz amigos que levarei para a vida afora e deixo o órgão censor em fevereiro com o sentimento de dever cumprido”, emocionou-se.

Comprometimento

Elogiando o trabalho desempenhado com maestria pelo desembargador Nicomedes Borges nos dois anos à frente da Corregedoria, a juíza Patrícia Carrijo, manifestou imensa gratidão pela parceria e apoio dispensados à magistratura nesse período profícuo.

“Agradecemos imensamente ao desembargador Nicomedes Domingos pelo comprometimento com a magistratura e antecipamos nossos votos de êxito à gestão que se prepara para começar”, acentuou, estendendo as congratulações ao presidente do Tribunal goiano, desembargador Carlos França, e aos juízes auxiliares da Presidência do TJGO e da Corregedoria.

Currículo impecável

Nicomedes Domingos Borges, que completa 70 anos nesta sexta-feira, 20, é natural de Itumbiara e exerceu o cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás no Biênio 2019/2021. Foi eleito com votação expressiva pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (36 votos) para o cargo de corregedor-geral da Justiça de Goiás e passou a integrar o Poder Judiciário em 15 de abril de 2013, pela vaga do quinto constitucional.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, especializou-se nas áreas cível, trabalhista e tributária. Foi juiz classista representante dos empregadores na Junta da Conciliação e Julgamento de Itumbiara, de 1989 a 1995; membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da OAB e presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção-Goiás) em Itumbiara, por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2006.

Com perfil de gestor nato, durante quatro anos, foi presidente da Saneamento de Goiás S/A (Saneago), entre 2006 e 2010, e diretor-presidente da Empresa de Transporte Urbano do Estado de Goiás (Transurb), de 1979 a 1981. Ainda compõe o quadro de escritores, artistas e intelectuais da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), onde ocupa a Cadeira Número 2.

Família 

Também participaram da homenagem a esposa do desembargador Nicomedes, a senhora Nilda Borges, os filhos Breno, Letícia e Luciana, como também o genro Leonardo Dib.  (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás com informações da assessoria de imprensa da Associação dos Magistrados de Goiás/Fotos: Joabe Mendonça (Asmego)/Edição de imagens: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: