O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, recebeu, na manhã desta terça-feira (9), uma comitiva composta por advogados e vereadores do município de Alexânia.

Os representantes daquela cidade vieram solicitar um juiz titular e outro substituto para provimento da comarca. Para tornal ágil o julgamento dos processos em andamento em Alexânia, o presidente do TJGO autorizou a realização do programa Justiça Ativa.

Segundo o advogado e delegado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Valdivino Lima, a cidade de Alexânia conta hoje com uma população de mais de 30 mil habitantes e 3,6 mil processos em andamento.

“Vivemos um momento difícil em Alexânia, que cresceu muito e, consequentemente, cresceram também os problemas. Hoje estamos com um grande número de presos provisórios. Viemos pedir o provimento da comarca e a possibilidade de sua elevação,” relatou Valdivino.

A realização do programa Justiça Ativa e um estudo aprofundado sobre a situação da comarca de Alexânia, com o intuito de decidir sobre a nomeação de juiz titular, foram duas medidas autorizadas pelo desembargador Ney Teles. O presidente também explicou que está sendo realizado concurso para juiz. “Temos a expectativa de aprovação de cerca de 60 juízes, o que daria para prover as principais comarcas de Goiás, principalmente aquelas que mais necessitam de juízes”, informou o desembargador.

Também participaram da reunião a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perillo; o diretor-geral do Tribunal de Justiça, Wilson Gamboge; o secretário-geral da presidência Fernando Chaves e os juízes-auxiliares da presidência José Ricardo Machado, Carlos Magno Rocha e Reinaldo Alves Ferreira. (Texto: Bruno Rocha - Foto: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)