A Junta Médica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) vai realizar dois mutirões de perícias judiciais, a fim de adiantar a pauta do próximo ano, com mais de 2 mil atendimentos. O primeiro, entre os dias 12 e 23 de agosto, será voltado, exclusivamente, a processos de interdição e curatela, e o segundo, entre os dias 16 e 27 de setembro, previdenciários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Segundo a diretora do departamento, a médica Michelle Vasconcelos da Silva Pradol, “a intenção é dar mais agilidade nos processos nos quais o juiz exige a perícia como prova”. Em maio, foi promovido o mutirão de perícias para DPVAT que, junto com interdição e previdenciária, representam as naturezas que têm mais demandas por laudos.

Celeridade

A tendência é que sejam realizados mais mutirões no próximo ano, conforme a diretora. "Tornar a marcação das perícias mais céleres é uma preocupação da presidência do TJGO e da Junta Médica. Para isso, houve a relotação de oito médicos que estavam em outros departamentos – agora são 18 profissionais que trabalham, exclusivamente, como peritos", destaca a médica.

A fim de contribuir, também, para tornar mais ágil o atendimento, a Junta Médica elaborou um formulário padrão para preencher nos atendimentos. “A ferramenta tem a intenção de manter a qualidade dos atendimentos e padronizar quesitos a fim de produzir o laudo médico”, afirma Michelle. O documento foi produzido em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça de Goiás (CGJGO), INSS e Defensoria Pública do Estado de Goiás.

Mutirões

Os mutirões serão sempre no mesmo horário, das 8 às 18 horas, no prédio da Junta Médica, localizado na Avenida Solar esquina com Avenida Francisco Magalhães, em frente à Praça do Violeiro, Setor Urias Magalhães (antigo prédio do Juizado Especial). (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)