Adolescentes de 14 a 16 anos terão a oportunidade de aprender mais sobre as atribuições dos Poderes Públicos e questões de cidadania com o projeto Jovem Vereador, que será implantado na comarca de Piracanjuba, pelo juiz Gabriel Consigliero Lessa. A solenidade de abertura do programa será nesta sexta-feira (14), às 13h30, no auditório da Câmara Municipal, com presença de estudantes das redes pública e particular da cidade.

O projeto, inédito em Goiás, consiste em levar estudantes para dentro da Câmara dos Vereadores, para acompanhar a rotina legislativa local por um ano. Serão escolhidos nove jovens que, além de visitas frequentes, vão apresentar sugestões para solucionar questões da própria escola ou de seus bairros.

Segundo o magistrado responsável pela implantação da iniciativa, “a intenção é fazer com que os participantes se interessem por política não partidária, conheçam seus direitos e deveres, uma vez que a sociedade encontra-se desacreditada. Com a aproximação dos jovens, será possível, além de conhecimento, acompanhar o plano de ações proposto pela Prefeitura e pela Câmara”, explica Consigliero Lessa (foto à esquerda).

Para seleção dos nove jovens vereadores, será feito um concurso de redação e, depois, apresentação de discurso em tribuna. Além do título de jovem vereador, os ganhadores também terão direito a uma contratação de um ano, na condição de aprendiz, numa empresa parceira do projeto.

Ainda conforme relatou o juiz, iniciativas similares existem na Europa e, no Brasil, há uma experiência parecida no Senado, só com duração inferior,  de cerca de uma semana. “Com a duração maior, será possível acompanhar melhor os alunos, fazer reuniões periódicas, incentivá-los a ouvir a comunidade  e indagá-los sobre a experiência”, elucidou o magistrado sobre o acompanhamento que ele vai fazer pessoalmente com os participantes.  (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)