O Tribunal de Justiça de do Estado de Goiás (TGO), por meio da Divisão Interprofissional Forense da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás, em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), realizaram nesta quinta-feira (27) o segundo encontro presencial do Curso Marco Legal da Primeira Infância em Goiás, que teve início no dia 26 de setembro.

Com o tema Políticas Públicas, a aula foi ministrada pela psicóloga em exercício na Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ivânia Ghesti, que também é doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UNB). Segundo ela, é importante que seja construído o itinerário da articulação dos diversos sistemas que cuidam da Primeira Infância e que precisam dialogar.

Ao fazer um panorama das infâncias no Brasil e no mundo, Ivânia informou que 249,4 milhões de crianças no mundo estão em risco de não alcançar o desenvolvimento na primeira infância. “Quanto maior o número de fatores de risco, maior a gravidade do impacto. Além disso, crianças em países de renda baixa estão expostas a um maior número de riscos”, salientou, ao destacar que pobreza, deficiências nutricionais, baixa escolaridade materna são alguns dos fatores que contribuem para os dados.

Na segunda parte do encontro, houve apresentação de casos e os participantes se reuniram em grupos para trabalharem e abordarem fatos que se lidam no dia a dia. “Ouvindo as experiências que vocês vivenciam é possível destacar a importância da capacitação. A gente precisa de ajuda para ajudar”, enfatizou, ao ouvir cada caso exposto pelos alunos.

Sobre o curso

Destinado a profissionais responsáveis pela proteção, promoção e garantia dos direitos das crianças, especialmente na faixa etária de até seis anos de idade, o curso tem por objetivo disponibilizar conhecimentos normativos, científicos e técnicos em prol da implementação do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), que preconiza a atuação integrada para a garantia do direito ao desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

O Marco Legal da Primeira Infância tem, como público alvo, assistentes sociais, conselheiros tutelares, educadores, enfermeiros, médicos, pedagogos, psicólogos e outros profissionais de equipes multiprofissionais do sistema de garantia de direitos que compõem as redes socioassistencial, de saúde, de educação, de direitos humanos e de segurança pública de Goiânia e Região Metropolitana. (Texto: Arianne Lopes/Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)