Abordar o conceito colorismo e suas contribuições para a reflexão acerca das questões étnico-raciais. Com esse objetivo, o Comitê de Igualdade Racial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Escola Judicial de Goiás (Ejug) realizam, na próxima quinta-feira (3), às 9h30, o webinário Colorismo. O evento é voltado ao público interno e externo e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/ejugtjgo .

A palestra, realizada no auditório da Ejug, com transmissão pelo YouTube, será ministrada por Renata Barreto, mestre em Educação, integrante do Projeto de Extensão "Geninhas em Movimento", com foco em estudos raciais para uma educação antirracista. É também professora, psicopedagoga e coordenadora pedagógica do Projeto Alfadown/PUC Goiás. A mediação será feita pela servidora Joelma Costa.

Colorismo

O termo colorismo surgiu em 1982, com a publicação do livro If the Present Looks Like the Past, What Does the Future Look Like?, escrito por Alice Walker, que em português significa “Se o presente se parece com o passado, como será o futuro?”.
No livro, a autora apresenta o colorismo como uma forma de diferenciar várias tonalidades da pele negra, do tom mais claro ao tom mais escuro, o que contribui para a inclusão ou a exclusão dessas pessoas na sociedade. O colorismo é uma forma de classificar as pessoas pela cor que se aproxima da pele branca ou pela tonalidade que está mais próxima à pele negra, com a tendência de segregar o segundo grupo. (Texto: Karinthia Wanderley/ Centro de Comunicação Social do TJGO)