O juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, ao lado do juiz auxiliar da Presidência, Romério do Carmo Cordeiro, entregou nesta quarta-feira (27) os certificados de mediadores judiciais aos sete alunos da primeira turma do curso Mediar é Divino. O progarama, inédito no País e que já ganhou destaque internacional, treina líderes religiosos para promover a solução consensual dos conflitos entre os membros das suas comunidades.

Receberam os certificados Jânio Moreira de Melo, Lenice Franco Borges, Lívia Franco Borges, Sirlene Dias de Faria Lopes, Paulo Roberto do Prado Júnior, Zaina Olindina Nader Ferreira e Karla Iskandar. O evento aconteceu no Salão Nobre da Presidência do TJGO.

Paulo César disse que a ideia do projeto nada mais é do que difundir a cultura do diálogo e dos métodos alternativos de solução de conflitos, em especial a mediação, no âmbito das entidades religiosas, como instrumento de pacificação social, na sua própria comunidade. “Com esta capacitação, demos mais um passo para a implementação do Projeto Mediar é Divino. Qualificamos estes líderes religiosos para que eles possam desenvolver a medição nas suas igrejas, nos seus templos ou nos locais onde professam suas religiões. Com isto, vamos tentar pacificar o cidadão na sua própria comunidade. Ele vai ser atendido no local onde costuma frequentar por uma pessoa que ele acredita e confia. Ele vai levar o seu problema e ter uma solução de imediato e isto é muito importante, porque vamos reduzir os custo pra ele e o processo resolvido com mais rapidez”, ressaltou o coordenador do Nupemec.

O juiz Romério Cordeiro destacou a disposição destes novos mediadores em emprestar parte de seu tempo em favor de sua comunidade, na tentativa de resolver os conflitos de forma humanizada. Para ele, a mediação é muito mais ampla, “porque ela trata não só das questões formais, mas do conflito em todas suas dimensões humanas, inclusive com relações a emoções e sentimentos que eventualmente possam estar dando a causa deste conflito”.

Todos os que receberam os certificados nesta manhã elogiaram a iniciativa do TJGO de “disseminar a pacificação social”. O juiz Paulo César observou, ainda, que dez Estados já solicitaram informações sobre o Mediar é Divino, que ganhou destaque também em reportagem veiculada no Jornal Nacional da Rede Globo, em 13 de fevereiro deste ano.

Curso

A parte teórica do curso foi realizada de 9 a 13 de novembro de 2015 e, a partir do dia 23 de novembro, iniciou-se o estágio supervisionado, que só foi concluído em março. O curso contou também com o apoio da Escola Judicial do TJGO (Ejug) e ministrado pelos servidores do Poder Judiciário, Celma de Freitas, Luiz Antônio Ferreira Pacheco, Marielza Nobre Caetano da Costa e Michelle Riad Iskandar. (Texto:Lílian de França/Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: