Com 448 processos agendados, sendo mais da metade da área criminal, a comarca de Trindade recebe, pela quarta vez, o Programa Justiça Ativa. Os trabalhos foram abertos oficialmente nesta terça-feira (19) pela juíza substituta Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira, representando a diretora do Foro em substituição, juíza Karine Unes Spinelli, cuja expectativa é de que sejam proferidas um grande número de sentenças, diante da quantidade de audiências marcadas para os três dias do evento.

Para a magistrada, o Justiça Ativa, “além de proporcionar uma acelerada em feitos que estão aguardando há bastante por uma audiência ou por uma sentença, devido ao volume de ações, proporciona ao jurisdicionado rápida solução de seu processo, antes da data prevista caso não ocorresse o mutirão”. Igual entendimento foi manifestado pelo representante do Ministério Público de Goiás (MPGO), promotor Eudes Leonardo Bomtempo, e pelo presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Trindade, Marcelino Assis Galdino. Para eles, “a sociedade precisa desse programa”, o que foi reforçado pela secretária da Diretoria do Foro de Trindade, Sandra Maria de Souza Gonçalves Dias, ao afirmar que “a comarca recebe o Justiça Ativa em boa hora”.

Sandra Dias ressaltou que o programa vem ao encontro dos anseios dos jurisdicionados, para fazer a diferença. “Trindade é uma comarca grande, com um acervo 35 mil processos para quatro juízes titulares. O município pertence à região metropolitana, mas com peculiaridades próprias, porque é uma cidade que abrange o turismo religioso”, observou a secretária do Foro. 

Demanda resolvida rapidamente

Ao sair de sua audiência – um divórcio litigioso -, uma professora, de 37 anos de idade, afirmou que estava muito satisfeita com o Programa Justiça Ativa, que resolveu sua demanda rapidamente. “Gostei muito da iniciativa porque agilizou o processo que dei entrada no Fórum há dois anos. Com isso, tudo fica mais fácil e posso tocar a minha vida para frente, sem nenhuma pendenga na Justiça”. A audiência foi conduzida pela juíza Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira, que não demorou para decretar o divórcio do casal.

Dos 448 processos marcados para esta nova edição do Justiça Ativa em Trindade, 262 são criminais, 107 da área cível e 80 de família. Segundo o assessor de estatística do programa, Ariston Jorge Meireles, lideram a área criminal 98 processos de violência doméstica, seguidos de 29 outros sobre lesão corporal e 18 referentes a porte ilegal de arma. Na área cível, o primeiro lugar ficou com 35 ações sobre indenização e, na de família, 27 audiências sobre alimentos. Também em destaque nesta área, ações de guarda e regulamentação de visitas.

 

Colaboração

Cerca de 150 processos serão movimentados diariamente durante os três dias do Justiça Ativa em Trindade. Para dar conta de todos eles foram montadas 8 bancas, que contam com a colaboração dos juízes Leonardo Lopes dos Santos Bordini (comarca de Alexânia), Renato César Dorta Pinheiro (Cocalzinho de Goiás), Laura Ribeiro de Oliveira (Cachoeira Dourada), Leila Cristina Ferreira (Palmeiras de Goiás), Zulaíde Viana Oliveira (Santa Terezinha de Goiás), Hugo de Souza Silva (Rubiataba), além das juízes locais, Karine Unes Spinelli e Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira.

Pelo MPGO estão atuando os promotores de Justiça Francisco Bandeira de Carvalho Melo, Antonella da Cunha Paladino, Cláudio França Magalhães, Nádia Maria Saab, e Tiago Santana Gonçalves.

Os trabalhos do Justiça Ativa em Trindade estão acontecendo no Fórum da comarca, localizado na Rua E, Qd 5, Lote 3, Setor Recanto do Lago. O evento terá prosseguimento até quinta-feira (21). (Texto: Lílian de França /Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja mais fotos

 

  •    

    Ouvir notícia: