O Projeto Amparando Filhos - Transformando Realidades com a Comunidade Solidária, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e que já atende 329 filhos de 144 reeducandas, chegou nesta sexta-feira (23) à cidade Paraúna.

 Esta é a 8ª comarca a receber o benefício, que objetiva, prioritariamente, acompanhar e apoiar crianças e adolescentes, filhos de mulheres encarceradas nos presídios, no processo de desenvolvimento de suas habilidades individuais, interpessoais, comunitárias, psicológicas e sociais, no sentido de fortalecê-las para a construção de um projeto de vida proativo e saudável, baseado em sonhos e metas e, assim, evitar a repetição da história familiar marcada pelo crime. Hoje, também, Paraúna recebeu o Programa Justiça Educacional Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola.

Para o idealizador e coordenador executivo do Amparando Filhos, juiz Fernando Augusto Chacha Rezende (foto à direita), da comarca de Serranópolis, os números acima mostram que o projeto está alcançando sua proposta inicial, não só com as reeducandas que são mães, mas muito mais com os seus filhos, que estão sendo integralmente amparados, para que eles possam ter seus caminhos desviados daqueles que as estatísticas apontam de maior incidência, ou seja, repetir as condutas ilícitas dos pais.

Segundo ele, uma criança de família desestruturada tem chance 500 vezes maior de se envolver como o mundo do crime. Fernando Chacha informou que, no momento, o projeto está buscando em todas as unidades prisionais do Estado, dados quantitativos para saber onde estão os filhos das detentas e não mais apenas com que eles estão.
Ao participar da solenidade de instalação das ações em Paraúna, o coordenador geral do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental, desembargador Luiz Eduardo de Sousa, disse que a fórmula do sucesso do Projeto Amparando Filhos -Transformando Realidades com a Comunidade Solidária baseia-se no tripé da parceria, apadrinhamento e solidariedade da comunidade civil organizada. “O combustível do tripé é o amor que move e motiva todas as pessoas a trabalharem neste projeto”, concluiu.

A diretora do Foro de Paraúna, juíza Wanderlina Lima de Morais Tassi (foto à esquerda), ressaltou a importância do projeto para a comarca, mesmo que não exista nenhuma mulher cumprindo pena nas cadeias da cidade”. No entanto, convocou a população local para se engajar de forma efetiva no projeto e informar se no município existem filhos de detentas que estão cumprido pena em outros presídios para que recebem o amparo do projeto. “Precisamos identificá-los, com o propósito de dar a eles, melhores condições para que não entrem no mundo do crime”.

O Projeto Amparado Filhos – Transformando Realidades com a Comunidade Solidária, iniciado pela comarca de Serranópolis, já chegou às demais comarcas de Anápolis, Iporá, Israelândia, Jataí, Luziânia e São luís de Montes Belos. Em outubro, no dia 10, chega em Cachoeira Alta.

Conforme adiantou o desembargador Luiz Eduardo, o projeto já foi encaminhado ao Juizado da Infância e da Juventude de Goiânia, tendo a juíza Mônica Gioia, manifestado disposição de implantá-lo na unidade judiciária. A equipe do projeto está mantendo, ainda, igual contato com mesmo juizado de Aparecida de Goiânia.
O projeto foi instituído pelo Decreto Judiciário nº 2807, em 25 de novembro de 2015, sob a coordenação do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO. O projeto está sendo reconhecido nacionalmente, já tendo sido apresentando ao Ministério Público do Rio Grande do Sul e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Justiça Educacional

O Programa Justiça Educacional Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, de iniciativa do TJGO, por meio do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental, foi desenvolvido inicialmente no Paraná. Tem por objetivos a formação de agentes multiplicadores, possibilidade de pesquisa, leitura, análise e reflexão sobre deveres dos cidadãos, ética, cidadania e justiça; conscientização sobre direitos e a forma de exercê-los; estabelecendo relações entre conteúdo curricular e as atividades dos Poderes no contexto do regime democrático brasileiro.

A solenidade de instalação do Projeto Amparando Filhos - Transformando Realidades com a Comunidade Solidária e o Programa Justiça Educacional Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, contou, ainda, com a presença do desembargador Jeová Sardinha e do prefeito de Paraúna, Edson da Silva Ferro Filho.

Também marcaram presença alunos da Escola Municipal Ana Lemos, servidores do Judiciário local e moradores da cidade, além da equipe técnica do Juizado da Infância e da Juventude de Anápolis, que dá suporte ao Amparado Filhos na comarca, composta pelas psicólogas Kellem de Moura Reis e Fernanda Arantes Borges, assim como pelas assistentes sociais Kênia Patrícia Passos e Romilda Queiroz de Paula Cunha, entre outros representantes de entidades da cidade, como Conselho Tutelar. O ato foi realizado na sede do fórum da comarca. (Texto: Lílian de França/Fotos: Wagner Soares– Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: