O Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), promoverá nesta segunda-feira (31), às 15 horas, na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), o casamento comunitário de 74 casais que realizaram reconhecimentos de paternidade ou foram indicados por algum servidor do Poder Judiciário. A Asmego está localizada na Rua 72, número 192, no Bairro Jardim Goiás, quase ao lado do Fórum Criminal. 

 A ação contemplará inclusive funcionários terceirizados do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Após reunião feita com a equipe do Pai Presente no mês passado, eles receberam um ofício com os procedimentos necessários relacionados a habilitação do casamento e munidos da documentação específica ingressaram com o pedido no 1º Registro Civil e Tabelionato de Notas de Goiânia, cujo trâmite legal (inclusive taxas de cartório) será totalmente gratuito.

Durante as tratativas, também ficaram definidas as testemunhas, bem como os detalhes da cerimônia e as vestimentas que serão usadas pelos noivos. Os casais já sairão com a certidão de casamento em mãos e vão arcar somente com as alianças e o vestuário. Essa edição do casamento comunitário é direcionada tanto para aquelas pessoas que vivem em união estável quanto as que almejam se casar pela primeira vez. O casamento será celebrado pela juíza de paz Fabiana Rodrigues da Silva Novaz.

Histórias como a de Lívia Mônica e José Aparecido provam que o tempo não é empecilho para a concretização desse grande sonho. Juntos há 34 anos, eles se conheceram dentro do ônibus coletivo que ele conduzia. O mesmo meio de transporte que Lívia utilizava para ir trabalhar todos os dias. O motorista e a passageira acabaram se apaixonando, namoraram quase um ano e depois foram morar juntos. Dessa união, tiveram dois filhos: uma menina, hoje com 13 anos, e um menino, atualmente com 8. Por motivos contrários à vontade de ambos, acabaram deixando de lado o casamento oficial, mas sempre sonharam com o matrimônio. Os dois foram indicados por uma servidora do TJGO.

Já o segurança do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Wanderson Costa Lima, que se casará com a companheira Aline Teles Arêbas, fez o reconhecimento de paternidade do filho por meio do Pai Presente e, dessa forma, tomou conhecimento da iniciativa. Por outro lado, Marlene Alexandre, de 58 anos, que é servidora terceirizada do TJ pela empresa Agroservice, demostra que para a realização de um sonho não existe limite de idade. Ela também se casará nesta segunda-feira (31) com o namorado mais jovem e que classifica como o “grande amor da sua vida”.

Estatísticas

O Pai Presente já está instalado em 100% das comarcas goianas e foi regulamentado pelos Provimentos nº 12 e 16, de 6 de agosto de 2010 e 17 de fevereiro de 2012, da Corregedoria Nacional de Justiça. No Estado de Goiás, desde que foi implementado em abril de 2012, o Pai Presente já concretizou mais de 10 mil reconhecimentos paternos. Somente em Goiânia, são realizados de 400 a 500 procedimentos por ano. As estatísticas são divulgadas a cada quadrimestre. Em Goiás, a coordenadora é a juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da CGJGO, e, em Goiânia, está sob a responsabilidade do juiz Eduardo Perez Oliveira. A gerente administrativa do programa é a servidora Maria Madalena de Sousa.

O reconhecimento pode ser feito por iniciativa da mãe, indicando o suposto pai, ou pelo próprio comparecimento dele de forma espontânea. Assim, é redigido um Termo de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade que possibilitará a realização de um novo registro, constando a filiação completa.

Dessa forma, o Pai Presente se propõe não somente identificar o pai no registro de nascimento, mas reconhecê-lo como participante afetivo na vida do filho, contribuindo para o desenvolvimento psicológico e social dos filhos e fortalecendo os vínculos parentais. O programa funciona no térreo do Fórum Heitor Moraes Fleury (prédio central), na sala 180, no Setor Oeste. Os atendimentos são feitos continuamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Os interessados podem entrar em contato também pelos telefones (62) 3216-4117 ou 9145-237 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Evento: Casamento Comunitário que contemplará 74 casais beneficiados pelo Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO)

Dia 31 de julho

Horário: 15 horas

Local: Sede da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), localizada na Rua 72, número 192, no Bairro Jardim Goiás, quase ao lado do Fórum Criminal

Informações: Myrelle Motta (assessora de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás) - Telefones: 98195-6980/3216-2654 ou Madalena (gerente administrativa do Pai Presente) – Telefones: 9945-8220 ou 3216-2144 ou 3216-2442

  •    

    Ouvir notícia: