projeto-pai-presenteNesta sexta-feira (12), Maria Lúcia Silva obteve a nova certidão de nascimento em que consta o nome do pai biológico. Maria foi reconhecida espontaneamente por Fermino Dantas da Silva pelo programa Pai Presente depois de 47 anos. O reconhecimento foi o primeiro atendimento na comarca de Nova Crixás.

 

Nascida em Nova Crixás, região norte do Estado de Goiás, Maria Lúcia não tem contato com o pai desde os quatro anos de idade, quando eles se separaram. “Quando eu tinha dez anos despertei o interesse em buscar informações sobre meu pai porque não tinha o nome dele na minha certidão de nascimento e também naquela época queria que ele estivesse presente nas festas comemorativas da escola como Dia dos Pais e outras atividades relacionada a ele”, pontua Maria.

Em novembro de 2013, Maria conseguiu uma informação que a levava a crer que o pai poderia ser encontrado. “Para a minha felicidade a informação estava correta e fiquei esperançosa em encontrar o meu pai depois de 40 anos”. No mês seguinte, Fermino Dantas da Silva combinou por telefone que encontraria a suposta filha e aproveitaria a oportunidade para apresentar os supostos irmãos filhos do segundo casamento. Por dois dias eles se conheceram, mas o nome na certidão de Lúcia ficou adormecido. paipresente100

Três anos depois, em julho de 2016, houve a tentativa de alteração na certidão de nascimento de Maria Lúcia para constar o nome de Fermino em sua certidão enquanto o suposto pai estivesse vivo, mas não conseguiram. Foram informados que deveriam buscar o cartório onde foi realizado o registro e só assim seria possível. 

Ao tomar conhecimento do programa Pai Presente, um dos irmãos compareceu no fórum da comarca para obter mais informações e dar continuidade ao sonho de Maria Lúcia. Nesta sexta-feira (12), Fermino Dantas da Silva reconheceu a paternidade de Maria Lucia da Silva mais de 40 anos depois. Fermino agora comemorará o Dia dos Pais neste domingo (14) com seus seis filhos, do segundo casamento, e com Maria Lúcia, filha do primeiro casamento.

“São esses momentos que registram a grandiosidade do programa Pai Presente que ultrapassa o que está escrito no papel. Vai além, amplia famílias, resgata laços e cria amizades incríveis”, ressalta o secretário do programa Pai Presente da comarca de Nova Crixás, Rafael Branquinho Xavier. (Texto: Jéssica Fernandes - da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)

  •    

    Ouvir notícia: