Com 350 participantes inscritos, foi promovido, de forma on-line, na tarde desta terça-feira, 5, pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, o 1º Encontro Estadual de Aperfeiçoamento do Processo Administrativo Digital (PROAD). Com a finalidade de otimizar a atividade-fim do Poder Judiciário e possibilitar aos usuários uma utilização mais eficiente e profícua das novas atualizações inseridas no sistema, o evento foi aberto pelo juiz Ricardo Dourado, auxiliar da CGJGO e responsável pela pasta do Extrajudicial em Goiás.

Em suas considerações, Ricardo Dourado ressaltou a importância de agregar maior conhecimento acerca do Proad com as recentes atualizações e acentuou o impacto positivo desse aprimoramento para prestar um serviço de maior qualidade e agilizar o trâmite processual administrativo. “Esse aperfeiçoamento é primordial para que estejamos mais qualificados e devidamente atualizados sobre as novas adequações acerca do Proad. Podemos aprender, por exemplo, a evitar alguns erros comuns inerentes ao sistema como a duplicidade ou a triplicidade das informações em um mesmo Proad”, esclareceu.

Na sequência, a secretária-geral da CGJGO, Helenita Neves de Oliveira e Silva, saudou todos os presentes e frisou que o objetivo do encontro é apresentar soluções efetivas que possam ser impactadas na entrega mais célere da prestação jurisdicional, otimização e proatividade da atividade-fim com a plena acessibilidade e adequação às atualizações recentes do sistema. Ela também endossou a abrangência do evento e destacou que a inciativa faz parte do Macrodesafio 10, voltado para o aperfeiçoamento da gestão de pessoas, e está alinhado às Metas 6 e 8, do Plano de Gestão da Corregedoria.

“Todos fazemos parte dessa grande engrenagem que engloba o Poder Judiciário e tenho plena convicção de que as servidoras e servidores participantes, ao final do curso, reconhecerão a sua importância, pois todos são partícipes nessa construção do conhecimento com ganhos expressivos de qualidade e produtividade em benefício dos jurisdicionados”, realçou.

Durante o encontro, que ocorreu através da plataforma eletrônica Zoom Meetings e englobou simultaneamente todas as comarcas do Estado de Goiás, foram apresentados vários tópicos sobre a utilização adequada do Proad.

Idealizado pela Secretaria-Geral da Corregedoria e pela Divisão de Protocolo, o projeto tem por objetivo promover o alinhamento de rotinas e procedimentos do Sistema PROAD, de modo a integrar os participantes do evento aos serviços desenvolvidos no âmbito da CGJGO, além de proporcionar a capacitação dos inscritos às novas implementações inseridas no sistema PROAD, conforme os termos da Portaria nº 64/2020, do órgão censor.

Cenário pandêmico e metas estabelecidas

Nesse sentido, diante da atual situação pandêmica, ficou estabelecida esta iniciativa pelo formato on-line e em observância a todos os critérios estabelecidos. O encontro faz parte do Macrodesafio 10, voltado para o aperfeiçoamento da gestão de pessoas, e está alinhado às Metas 6 e 8, do Plano de Gestão da CGJGO, que dispõem acerca da realização de cinco propostas institucionais voltadas para o desenvolvimento de processos internos administrativos no âmbito da Corregedoria e a promoção de 12 ações de capacitação voltadas ao desenvolvimento do potencial humano, habilidades técnico-profissionais e socioemocionais.

As inscrições e certificação dos participantes ficou a cargo da Escola Judicial de Goiás (EJUG), enquanto a coordenação executiva do evento (estruturação, organização e atividades de cerimonial) esteve sob a responsabilidade da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO. O diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, Clécio Marquez, conduziu os trabalhos.

Sobre o Proad

O Sistema de Processo Administrativo Digital (PROAD) foi instituído em 1º de fevereiro de 2017 no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás como sistema de processo eletrônico administrativo e gestão de conhecimento para protocolo e tramitação de novos processos administrativos. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Print: equipe da CGJGO/Edição de imagem: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: