O aprimoramento da atividade judiciária, a otimização da comunicação e o dinamismo na destinação dos atos são focos da atual gestão da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, que tem à frente o desembargador Nicomedes Domingos Borges. Nesse contexto, com a finalidade de auxiliar os destinatários dos ofícios circulares, o órgão censor, de forma inédita, passará a expedir os atos de forma simplificada e objetiva com recursos de Visual Law, agilizando, assim, a compreensão dos documentos. 

Somente neste ano, a Corregedoria determinou a expedição de 443 ofícios circulares, alguns com centenas de páginas, o que desestimula os colaboradores focados na atividade fim e os afasta da constante atualização promovida pela administração judiciária. Além da simplificação, outra funcionalidade é a indicação do público a quem se destina.

Em regra, todos os colaboradores recebem os ofícios circulares, mas os assuntos são segmentados, e com os recursos do Visual Law, a identificação se aquele documento interessa ou não a respectiva unidade será mais ágil, quase instantânea.

Sobre o Visual Law

O Visual Law, derivado do Legal Design e do que se convencionou identificar como Direito 4.0, utiliza uma combinação de elementos visuais e textuais, tais como vídeos, fluxogramas, infográficos, gamificação, bullet points, storyboards, dentre outros recursos, visando tornar a comunicação mais compreensível, clara, objetiva e eficaz. É uma ferramenta inovadora e eficiente, tangenciada após a virada tecnológica do Poder Judiciário nos últimos anos.

A medida é um piloto de parte do Projeto Visual Law que está em desenvolvimento no Laboratório de Inovações do Poder Judiciário do Estado de Goiás-Inovajus. A equipe é multidisciplinar e interinstitucional, integrada por servidores com experiência na área judiciária e administrativa, incluindo profissionais da área de design, e representante da OAB-GO, certificado pelo Instituto Internacional Legal Creatives.

Equipe e identidade visual

Esta é a primeira fase do projeto que foi selecionado no Edital 01/2021 do Inovajus, e idealizado pelos servidores Hellen Bueno, Kenedy Augusto, Paula Saad e Susana Araújo.

A identidade visual deste projeto representada pela logo estampada no canto inferior esquerdo do documento foi desenvolvida para representar um olho, afinal, o escopo, representado através da leitura nas dimensões gráficas e visuais, faz com que os destinatários obtenham eficiência na compreensão e retenção da informação.

As próximas fases do projeto serão ainda mais desafiadoras e prometem modificar substancialmente a forma como o Judiciário goiano se comunica com a advocacia e com a comunidade em geral. Veja o documento na íntegra (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás com orientação do servidor Kenedy Augusto- Diretor do Serviço de Atendimento ao Usuário da CGJGO e um dos idealizadores do projeto/Foto: Kenedy Augusto - diretor do SAU/Edição de imagem: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: