No terceiro e último dia de atividades do Encontro Regional On-line da 10ª Região Judiciária, que tem como polo a comarca de Iporá, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás promoveu, nesta sexta-feira (3), de forma virtual, reunião institucional com magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário goiano. O evento foi transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, e contou com a participação dos juízes auxiliares da Corregedoria e da Presidência, além de diretores de área do TJGO e da Corregedoria-Geral (CGJGO). No período da tarde foi realizada audiência pública com a participação de instituições representativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da região de Iporá, bem como representantes da sociedade civil organizada.

Durante suas considerações iniciais, o coordenador do Encontro,o 3º juiz auxiliar da CGJGO, Altair Guerra da Costa, representando o corregedor geral Nicomedes Domingos Borges, afirmou que o Encontro Regional desta semana, iniciado na última quarta-feira (1º), foi proveitoso, "haja vista que puderam desenvolver atividades de interesse coletivo, tais como a realização de oficinas de capacitação, cursos de atualização, além de apreciar palestras com juízes que dominam matérias que visam oferecer maior conhecimento, tendo como resultado melhor prestação de serviço aos jurisdicionados".

Neste primeiro momento, o magistrado afirmou que reuniões como essas são fundamentais para o aprimoramento do conhecimento de servidores e magistrados que integram o Poder Judiciário, uma vez que permite debater ideias e trocar experiências. “A agenda desta reunião não tem uma pauta definida, mas a nossa expectativa é apresentar uma pronta resposta para os problemas, indagações e questões levantadas para que sejam solucionadas ou, pelo menos, encaminhadas. A ideia aqui é sanar qualquer dúvida, já que o nosso intuito é alcançar evolução para prestar melhor serviço ao nosso jurisdicionado”, enfatizou o juiz auxiliar da corregedoria.

O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, representando o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, parabenizou a reunião, além de afirmar que a iniciativa influencia a qualidade dos serviços, os quais aumentam a produtividade, bem como possibilita aprimorar o conhecimento entre os colaboradores. Para o 1º juiz auxiliar da corregedoria, Gustavo Garcia, é de suma importância, pois os servidores e magistrados podem aperfeiçoar os trabalhos. Assim como ele, o juiz da comarca de Iporá, João Geraldo e a juíza Laura Ribeiro, representando a presidente da Asmego, juíza Patricia Carrijo, ressaltaram a evolução e o nível de qualidade dos encontros regionais, "já que permitem o aprimoramento das políticas internas e melhora a participação jurisdicional.

O juiz André Reis Lacerda, 2º vice-coordenador da Coordenadoria da Mulher, se colocou à disposição para dar suporte aos jurisdicionados, disponibilizando a eles as as políticas públicas da coordenadoria. Dando prosseguimento à reunião, os diretores e representantes de áreas do TJGO fizeram questionamentos, além de se manifestarem sobre melhorias a serem realizadas no trabalho dos servidores. Depois da reunião institucional com servidores e magistrados, ocorreu outro encontro, desta vez, dos magistrados com o corregedor-Geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingos Borges.

 Audiência pública virtual

A programação do Encontro Regional On-line da 10ª Região Judiciária, polo Iporá, promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), teve continuidade na tarde desta sexta-feira (3), por meio da realização de audiência pública com a participação de instituições representativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da região de Iporá, bem como representantes da sociedade civil organizada.

O encontro virtual, realizado por meio do aplicativo Zoom, foi mediado pelo juiz auxiliar da CGJGO e coordenador-geral dos Encontros Regionais, juiz Altair Guerra, representando, na ocasião, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges. “Um dos objetivos centrais deste encontro é a possibilidade de conhecer e analisar mais de perto os problemas e situações vivenciadas pelas comarcas que compõem a 10ª Região Judiciária”, destacou Altair Guerra durante a solenidade de abertura da audiência pública.

Conforme o juiz auxiliar da CGJGO, Gustavo Assis Garcia, a realização do encontro promove o alinhamento da comunicação entre membros dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, representantes do Ministério Público de Goiás (MPGO), polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além das unidades judiciárias da região e setores da sociedade civil. “A participação na audiência pública, como ato final dos debates, é fundamental para a busca de soluções de eventuais problemas pontuados pela sociedade e pelos usuários dos sistema de Justiça”, destacou o magistrado Gustavo Assis.

O diretor do Foro de Iporá e titular do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca local, juiz João Geraldo Machado, ressaltou que o Encontro Regional On-line da 10ª Região Judiciária tem sido de significativa produtividade, alcançando o objetivo da CGJGO, ao promover esclarecimentos e capacitações para a magistratura e o funcionalismo do Poder Judiciário Estadual. “A comarca de Iporá, e as demais comarcas que compõem a 10ª Região Judiciária, recebem com satisfação esta iniciativa que visa aproximar o Poder Judiciário daqueles que precisam do sistema de Justiça, oferecendo uma prestação jurisdicional precisa e ágil”, pontuou o diretor do Foro de Iporá, juiz João Geraldo Machado.

Para a secretária geral da CGJGO, Helenita Neves de Oliveira e Silva, os resultados de mapeamento dos desafios das demandas judiciárias, delineados pelos encontros regionais, fornecem subsídios para que, em parceria, a Corregedoria e o Tribunal de Justiça possam trabalhar na identificação das soluções e respostas mais adequadas aos usuários do sistema de Justiça. “Por meio dos encontros podemos conhecer de perto as demandas das regiões judiciárias em Goiás, e, dessa forma, apresentar soluções assertivas de acordo com as diferentes realidades de cada região”, disse Helenita Neves durante a audiência pública.

O diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, Clécio Marquez, disse que o momento é de um debate franco e indicativo a respeito dos desafios enfrentados pelo Poder Judiciário goiano. “Estamos empenhados em ouvir e analisar atentamente as manifestações, mantendo nosso principal objetivo de aprimorar, de forma contínua, a prestação jurisdicional”, completou.

Também participaram da audiência pública virtual, o diretor do Foro e titular da 1ª Vara Judicial de Aragarças, André Rodrigues Nacagami; os promotores de Justiça do MPGO com atuação na cidade de Iporá, Luiz Gustavo Soares Alves, Sérgio de Souza Costa e Wessel Teles; a presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO) - Subseção de Iporá, advogada Vanessa Candido Costa; o prefeito de Iporá, Naçoitan Araújo Leite; o presidente da Câmara Municipal de Iporá, Samuel Martins Queiroz; o prefeito de Amorinópolis, Gustavo Silva de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Amorinópolis, Cacílio Silva Campos; o prefeito de Diorama, Altamiro José de Lima; a presidente da Câmara Municipal de Diorama, Vanda Marques dos Santos; o delegado regional de Iporá, Tiago Junqueira de Almeida, bem como os delegados Bruno de Paula Ferreira, Eric Alves Meneses e Igor Dalmi Moreira. E, ainda,  o comandante da Polícia Militar de Iporá, tenente-coronel Tiago Messias Cunha de Oliveira; além do presidente do Sindicato Rural de Iporá, Zigomar da Silva Martins; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Iporá, Francisco de Assis Souza; bem como o diretor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Iporá, Saulo Henrique de Oliveira, e o diretor da Faculdade de Iporá (FAI), Raimundo Fonseca Pinheiro. (Texto: Carolina Dayrell e Acaray Martins / Edição de imagens: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO - para Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás)

  •    

    Ouvir notícia: