Marcado por muita interatividade e aprendizado, o 1º Encontro Regional On-line da 1ª Região Judiciária, que tem Goiânia como única comarca, terminou nesta sexta-feira, 8, com mais de 500 inscritos e quase 2,5 mil  participações, o maior número do evento até o momento no âmbito virtual. Em uma edição de muito sucesso, o Encontro, promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), foi encerrado com uma audiência pública com as instituições representativas da capital, na qual foi estabelecido, mais uma vez, o diálogo transparente e aberto da comunidade com o Poder Judiciário para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Ao proceder a abertura da audiência pública, o juiz Altair Guerra da Costa, auxiliar da Corregedoria, coordenador geral do Encontros Regionais e que representou, na ocasião, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, pontou o papel de natureza orientativa desempenhado hoje pela Corregedoria voltado essencialmente aos serviços prestados pelo primeiro grau de jurisdição. Ele também lembrou que o formato on-line adotado pelo programa percorre todas as regiões judiciárias do Estado, de forma ampla e participativa.

 “A Corregedoria está sempre de portas abertas, no intuito de encontrar uma solução para todas as demandas. Buscamos a via do entendimento, do diálogo, da mediação. O olhar de cada um contribui significativamente para o aprimoramento do nosso trabalho. Ser acessível não é só permitir que alguém possa ajuizar uma demanda, esse é apenas um aspecto formal. Temos que dar uma resposta coerente, uniforme e célere. Isso também faz parte do princípio da isonomia Acreditamos que sempre é possível evoluir. Cada questionamento tem grande valor, pois temos aqui a oportunidade de crescer juntos”, destacou.



Agradecendo a oportunidade, a juíza Jussara Cristina de Oliveira Louza, auxiliar da Presidência do TJGO, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, colocou a Presidência à disposição de todos os presentes e reafirmou o lema da atual gestão que é o de contribuir com a melhora constante dos serviços prestados aos usuários da Justiça.

Por sua vez, o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da CGJGO e responsável pelo âmbito do Extrajudicial em Goiás, se manifestou comentando que a audiência pública propicia um debate aberto e respeitoso que contribui para o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional. “Estamos atentos, com os ouvidos abertos, tentando trazer as soluções para todos os questionamentos e assuntos levantados”, frisou.



Momento de falar e ser ouvido

Já o anfitrião do evento, Heber Carlos de Oliveira, diretor do Foro de Goiânia, expressou a satisfação em participar de um evento dessa magnitude, ressaltando que a maior beneficiada é a sociedade como um todo, destinatária final dos serviços prestados pela Justiça.



“Esse é o momento do Poder Judiciário falar e ser ouvido. A comunidade tem a oportunidade de se manifestar de forma individual ou segmentada, trazer os seus anseios expectativas, em uma interlocução sempre positiva. Coloco a Diretoria do Foro à disposição para todos que necessitarem da nossa atuação”, acentuou.

Enaltecendo a iniciativa, o advogado Rodrigo Pereira de Oliveira, vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Forense da OAB - Seção Goiás, afirmou que é também missão da advocacia manter a interlocução entre a OAB, as subseções, e o Judiciário.

Relembrando os diversos convênios estabelecidos entre a PUC-GO e o TJGO, a professora Ana Flávia Mori Cesário Rosa, representando a professora Olga Izilda Ronchi, reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), comentou a importância do núcleo de prática jurídica e os Cejuscs como exemplos, o que, a seu ver, oportuniza não só a qualificação dos estudantes, mas uma eficiente prestação do serviço público d  especialmente para a categoria mais vulnerável atendida nesta seara pela universidade.

Estiveram presentes ainda Helenita Neves de Oliveira e Silva, secretária-geral da CGJGO, Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, além de autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade e do sistema de Justiça de Goiânia.

Reuniões institucionais

A interlocução direta da atual administração do TJGO com os magistrados (as) e servidores (as) foi destacada pelo juiz Altair Guerra da Costa, na abertura da reunião institucional interna, que aconteceu pela manhã e na qual também representou o corregedor-geral. Ele citou o leque de atividades realizadas  durante o encontro e reforçou que esse é o momento ideal para expor as preocupações, discutindo sempre, por meio da via dialógica, o que pode e o que deve ser mudado.



“Procuramos compreender para dar uma resposta imediata acerca das demandas e colocações através de uma resposta amadurecida, estudada e correta. Não nos falta vontade e disposição e devemos sempre interpretar as críticas do ponto de vista construtivo par ao nosso próprio aprimoramento”, evidenciou. Renovando o lema da atual administração de dar prioridade e focar na melhora da prestação jurisdicional, o juiz Heber Carlos de Oliveira, diretor do Foro de Goiânia, disse que é necessário buscar um aperfeiçoamento maior. “Estamos prontos para todas as indagações, na posição de servidores públicos devemos prestar contas das nossas ações”, alertou.

Combate à violência contra a mulher

Um espaço para debater e esclarecer os presentes da complexa questão envolvendo a violência contra a mulher, cujas nuances foram mostradas pelo juiz Vítor Umbelino, vice-coordenador da Coordenadoria da Mulher e representando, na ocasião, a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Goiás.



Após fazer uma breve manifestação acerca da importância do Encontro Regional que, na sua opinião, permite o intercâmbio de experiências exitosas, o magistrado apontou algumas das ações promovidas pela Coordenadoria da Mulher para combater um mal que aflige atualmente toda a sociedade. “A violência contra a mulher tem formação histórica e incide sob as nuances do machismo, do patriarcado, dentre outras. Precisamos trabalhar, refletir, superar desafios, debater propostas e achar novos caminhos, de forma conjunta, para enfrentar essa questão tão complexa”, evidenciou.



Participaram da reunião interna o desembargador Delintro Belo de Almeda, diretor da Ejug, juiz Paulo César Alves das Neves, presidente do Núcleo de Permanente de Métodos e Soluções de Conflitos (Nupemec) Helenita Neves de Oliveira e Silva, secretária-geral da CGJGO, Clécio Marquez, diretor de Planejamento de Programas da Corregedoria, além de servidoras e servidores, magistradas e magistrados que compõem a 1ª Região Judiciária, diretoras e diretores de área da Corregedoria e da Presidência do TJGO.

Sequencialmente, foi promovida também uma reunião reservada entre os magistrados (as) da capital.

Participação expressiva e capacitações

A presença expressiva de magistradas e magistrados, servidoras e servidores de Goiânia foi um dos destaques desta edição, que a 7ª da atual gestão no formato virtual. Esse é o segundo Encontro promovido em 2022 pela CGJGO, que está sob a responsabilidade neste Biênio 2021/2023 do desembargador Nicomedes Domingos Borges, e tem o juiz Altair Guera da Costa, auxiliar da Corregedoria, como coordenador geral.

O Encontro contou com sete capacitações dos servidores (as) da 1ª Região Judiciária nos dias 6 e 7 de abril (quarta e quinta-feira). Além do Liderar é Servir e do painel ativacional, instrado por integrantes do  as qualificações incluíram Processo Judicial Digital (PJD - Cível e Criminal), Proad, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), SEEU, Gestão do Processo Eletrônico e das Unidades Judiciárias e Capacitação do Foro Judicial.

Sobre o Encontro Regional On-line

O Encontro Regional On-line é um desdobramento do Programa Encontros Regionais, até então realizado presencialmente em cada região judiciária agraciada com o evento. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no ano de 2020, a CGJGO deliberou pela realização do evento no formato on-line.

A exemplo dos anteriores, esta edição do Encontro será realizada através da plataforma eletrônica “Zoom Meetings”, ferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos, com amplo suporte tanto da Diretoria de Tecnologia da Informação da CGJGO, quanto da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJGO (antiga Diretoria de Informática do TJGO), durante toda a sua realização. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás/Prints e edição de imagens: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

Números finais do Encontro Regional On-line da 1ª Região Judiciária

Abertura e Painel Jurídico: 334
Painel Ativacional: 252
Gestão de Processo Eletrônico: 295
Proad: 46
SEEU: 35
Liderar é Servir: 246
Foro Judicial: 188
PJD/Projudi - Parte Geral (Cível e Criminal): 223
Cejusc: 78
PJD/Projudi Criminal: 185
Reunião Institucional com servidores e magistrados: 233
Reunião reservada com magistrados: 89
Audiência pública: 96

  •    

    Ouvir notícia: