De forma inédita no Estado, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás promoverá presencialmente nos dias 4 e 5 de novembro (sexta-feira e sábado), no Plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás, o 1º Congresso Goiano de Integração do Poder Judiciário e da Atividade Extrajudicial que já está com as inscrições abertas. Sua finalidade precípua é a de capacitar e orientar magistrados, servidores do Poder Judiciário, notários e registradores, acerca da atividade notarial e registral em seus aspectos formais e práticos.

No dia 4, o evento ocorrerá das 8 às 18 horas, e no dia 5 das 8 às 12 horas, cujo credenciamento e certificação dos participantes ficará a cargo da Escola Judicial de Goiás (Ejug). O juiz Ricardo Silveira Dourado, auxiliar da CGJGO e responsável pelo âmbito do Extrajudicial em Goiás, está à frente da ação que contará com um rol de atividades e palestras nesta seara e terá como ministradores o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges e o presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França.

A solenidade terá ainda como palestrantes o corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, desembargador Marcelo Berthe, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Gustavo Fiscarelli, presidente da Associação Nacional dos Registradores Naturais (Arpen Brasil), e o tabelião notarial Hércules Alexandre da Costa Benício, do Cartório do 1º Ofício do Núcleo Bandeirante-DF. Na ocasião, também será entregue a Condecoração do Mérito Extrajudicial.

Primando sempre pela sintonia e harmonia entre a Corregedoria e os representantes do Extrajudicial com o fim de aprimorar os serviços prestados pelas escrivanias à sociedade, o objetivo do evento é fornecer bases para um maior conhecimento sobre a estrutura jurídica e os principais procedimentos práticos das atividades extrajudiciais, de modo a estreitar o relacionamento entre magistrados, servidores do Poder Judiciário e responsáveis pelos serviços extrajudiciais.

Macrodesafios e Meta 5

A iniciativa está alinhada estrategicamente aos Macrodesafios 2 e 9, que dispõem sobre o fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade e o  aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária, respectivamente. Atende ainda as  diretrizes da Meta 5, do Plano de Gestão da CGJGO, relacionada a propiciar seis práticas voltadas à promoção da integração do Poder Judiciário com a atividade extrajudicial.

O projeto está em consonância com a missão do órgão censor, no sentido de “trabalhar efetivamente para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional no âmbito do 1º grau de jurisdição, orientando, corrigindo e inspecionando as atividades judiciais e extrajudiciais, contribuindo para a excelência dos serviços prestados à sociedade”.

O evento é voltado para magistrados(as), diretores(as) de Foro, magistrados das Varas de Registro Público, assistentes jurídicos, secretários(as) de Foro e cartorários e é estimado um público de aproximadamente 450 pessoas. Maiores informações podem ser obtidas na Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO, responsável pela organização administrativa do Encontro, pelos telefones: (62) 3236-5478 / 5475 / 5487, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e ainda pelo Canal do YouTube. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Edição de imagem: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

  •    

    Ouvir notícia: