Como forma de homenagem e reconhecimento pelos relevantes serviços que contribuíram para o engrandecimento do Poder Judiciário de Goiás, foi instituída nesta terça-feira (29) a Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas no âmbito da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás, por meio do Provimento nº 93/2022, que será publicado nesta quarta-feira (30). A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos integrantes da Comissão de Legislação e Controle de Atos Normativos (CAN), da CGJGO. Com um legado marcado pela proatividade, modernidade, celeridade e devoção à magistratura goiana, a figura do desembargador Homero Sabino, que ocupou todos os cargos de gestão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, inclusive a Presidência, foi relembrada na honraria prestada na tarde desta terça-feira (29) pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, juízes auxiliares da Corregedoria e membros da CAN como uma inspiração de coragem, liderança e dinamismo. 

Lembrando a época em que foram parceiros quando ainda atuava na advocacia e o privilégio de conviver de perto com o magistrado, o corregedor-geral, que fez questão de estar presente à homenagem, ressaltou que o desembargador Homero Sabino sempre pautou sua trajetória profissional de maneira sólida, exitosa, combativa e dinâmica.

 

“No exercício da sua nobre missão, Homero Sabino desenvolveu ações arrojadas na Justiça e desempenhou o trabalho de uma vida inteira em prol da sociedade. Isso será sempre lembrado com grande carinho, respeito e admiração por colegas magistrados (as), servidores (as), amigos, bem como por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com esse grande homem, exemplo de gestor, força, coragem e resiliência. Essa honraria é extremamente relevante e justa porque consolida eternamente esse excepcional e maravilhoso legado”, enobreceu, ao pontuar ainda que a sua marca inesquecível e a sua verdadeira herança permanecem através do trabalho exemplar desenvolvidos pelos seus dois filhos no TJGO: o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Presidência do TJGO, e Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria, diretora de Engenharia e Arquitetura do TJGO, ambos presentes à solenidade.

Deferência

Como relator, o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da Corregedoria, destacou a importância da comenda, que tem caráter permanente, bem como o carinho que nutria pelo desembargador Homero Sabino e deixou claro que o ato, ainda que de forma simbólica, representa o reconhecimento por toda a trajetória profissional e pessoal do magistrado, a seu ver, um dos nomes mais importantes e revolucionários da Justiça goiana.

“É impossível não se emocionar com a lembrança do nosso querido desembargador Homero Sabino e essa singela deferência ao seu nome, à sua história de vida, ao seu amor pela magistratura, é um modo de manter acesa essa doce recordação e de prestar a devida reverência a um magistrado ímpar e um homem visionário que não mediu esforços para qualificar e revolucionar a Justiça goiana”, elogiou.

Os juízes Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Gustavo Assis Garcia, auxiliares da Corregedoria, também renderam homenagens e enalteceram o nome do desembargador Homero Sabino na ocasião.

“O desembargador Homero Sabino sempre foi uma referência para mim e para a minha família pela sua simplicidade, sua humanidade, seu jeito tão peculiar e arrojado de administrar. Uma lembrança que se perpetua em cada um de nós e que se fortalece com essa importante comenda em reconhecimento a esse histórico trabalho que ficará marcado para sempre no Poder Judiciário de Goiás”, acentuou o juiz Marcus Vinícius.

“É uma imensa satisfação e alegria fazer parte dessa honraria. Uma figura tão importante para o Judiciário, experiente julgador, ser humano sensível e justo, presente na minha vida e na minha memória desde a colação de grau. Um exemplo a ser seguido por todos nós”, exaltou.

A secretária-geral da Corregedoria, Helenita Neves de Oliveira e Silva, o diretor de Correição e Serviços de Apoio da Corregedoria, Sérgio Dias dos Santos Júnior, e o assessor de Orientação e Correição, Ubiratan Alves Barros, também se manifestaram afirmando que o desembargador Homero Sabino prestou um serviço brilhante no TJGO e na Asmego, reverenciado até pelos adversários por se tratar de um magistrado e um ser humano de cunho diferenciado.

Emoção

Muito emocionado, o juiz Aldo Sabino expressou imensa gratidão pelas mensagens afetuosas e pela instituição da comenda que leva o nome do seu pai. A seu ver, esse ato da Corregedoria é grandioso e uma das maiores e mais expressivas homenagens que o desembargador Homero Sabino poderia receber, já que todo provimento demanda tempo, estudo e planejamento.

“Foi dito aqui que essa é uma homenagem singela, mas na minha opinião é uma das mais importantes, linda e eternas que meu pai já recebeu. Tenho convicção absoluta de que ele, com quem aprendemos tanto sobre garra, força e espírito colaborativo, estaria muito feliz se aqui estivesse com essa iniciativa tão delicada e nobre. Agradeço de coração ao nosso caro corregedor-geral, desembargador Nicomedes Borges, aos colegas e amigos juízes auxiliares da Corregedoria e a todos vocês que também fizeram e ainda fazem parte dessa história”, enterneceu.

Igualmente comovida, Cybelle Saad agradeceu o gesto tão carinhoso de todos os envolvidos na criação da comenda e na edição do provimento.

“Sou muito grata a vocês por essa memória tão bonita do meu pai deixada para nós com essa medalha. O amor que ele tinha pelo Judiciário, pelas pessoas que atuvam no sistema de Justiça, a vontade de melhorar sempre, são inenarráveis e, de certa forma, estão implícitos em mim e no meu irmão juiz Aldo Sabino para sempre. Difícil definir em palavras a emoção que estou sentindo nesse momento”, sensibilizou-se.

Participaram ainda da homenagem durante a reunião da CAN, o assessor jurídico do Corregedor Geral, Lister Albernaz e os assessores correicionais Kenedy Augusto e Suzana Alvarenga e assessora jurídica Ana Cristina Ribeiro Barbosa, representando, na oportunidade, o desembargador Leandro Crispim, próximo corregedor-geral da Justiça de Goiás.

Gestor nato

A administração Homero Sabino foi destacada por projetos, com ações envolvendo a família judiciária e comunidade, com foco na celeridade. Um de seus principais projetos foi o Justiça Ativa, em exercício até a atualidade, que promove uma espécie de mutirões para oferecer prestação jurisdicional e aproximar a sociedade do Poder Judiciário.

Também foram destaques em sua gestão os projetos Justiça Qualitativa, Justiça Tempestiva, Justiça Preventiva, Justiça Readaptativa, Justiça Interruptiva, Justiça Equiparativa, Justiça Integrativa, Justiça Participativa e Justiça Comunicativa. Outro marco do biênio foi a criação do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp), para manter e elevar os padrões da prestação jurisdicional, com recursos da Taxa Judiciária.

Carreira

Integrante de uma das partes mais importantes da história do Estado de Goiás, Homero Sabino ingressou na magistratura goiana em 1957 e ascendeu ao segundo grau em 1978. O legado do magistrado começou na judicatura em dezembro de 1957 como juiz substituto da 3ª Zona da comarca de Morrinhos. Também passou por Arraias, Formosa, tendo assumido ainda, em 1964, a 2ª Vara Cível de Goiânia e, posteriormente, a Vara das Fazendas Públicas dos Registros Públicos e dos Acidentes do Trabalho.

Depois que foi nomeado desembargador, em 12 de maio de 1979, Homero Sabino assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi um dos fundadores e presidente por diversas vezes da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego). Homero Sabino foi também funcionário público da Prefeitura de Goiânia. Nasceu em 1º de abril de 1930, em Rio Verde, e é filho de Oscar Sabino de Freitas e Amélia José de Freitas.

Foi casado com Maria Vitória Saad Sabino de Freitas, conhecida como Dona Vitória, também muito querida por todos, que faleceu em 2011. Homero Sabino morreu no dia 27 de outubro deste ano, aos 92 anos. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: