Uma apresentação detalhada com estatísticas precisas, ações pioneiras e diversificadas, desempenho exemplar e índices que ultrapassam 100% no cumprimento das metas traçadas pela Corregedoria Nacional de Justiça para os anos de 2021 e 2022 integram o Relatório Final de Gestão referente ao Biênio 2021/2023 entregue nesta segunda-feira, 30, ao corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges. Em meio à muita emoção e reconhecimento pelo trabalho conjunto, uníssono e harmônico desenvolvido nestes dois anos, a entrega foi feita pela equipe da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO, sob a responsabilidade do servidor Clécio Marquez. O relatório já disponível na versão digital no site da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás pelo link.

Muito querido por todos os integrantes da CGJGO pela figura humana e ímpar, Nicomedes Borges, visivelmente emocionado, agradeceu a oportunidade de comandar o órgão censor nesses dois anos, os quais considera como um dos períodos mais produtivos e felizes da sua carreira no Judiciário goiano. "Cada projeto e iniciativa inerentes da minha administração estarão presentes na minha memória e no meu coração, bem como cada um de vocês que me auxiliaram nessa trajetória tão profícua. Deixo a Corregedoria convicto de que a missão a mim confiada foi cumprida à risca e a única palavra que pode descrever o meu sentimento hoje é gratidão”, realçou.

Também sensibilizado, o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, manifestou seu apreço e carinho pelo desembargador Nicomedes Borges e evidenciou que a superação de 100% no percentual das metas da Corregedoria Nacional de Justiça só foi possível graças a forma como a gestão foi conduzida olhando sempre para o aspecto humano em todas as situações.

“Um resultado tão expressivo como esse não teria acontecido se não tivéssemos à frente um gestor nato, um magistrado e um ser humano exemplar como o desembargador Nicomedes Borges. Agradeço a Deus por esse privilégio de ter convivido com o senhor e ter aprendido todos os dias a ser uma pessoa melhor. Seu sorriso teve a capacidade de transformar os problemas em insignificâncias”, enalteceu.

Comoção

Sentindo-se igualmente comovido, o juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, disse se sentir honrado e lisonjeado com o convite do desembargador Nicomedes Borges para compor o time de juízes auxiliares da Corregedoria.
“Essa gestão foi marcada pela celeridade, pelo dinamismo e pela humildade. As características inerentes do desembargador Nicomedes Borges que reúne sua capacidade incomparável de gestão, com um perfil acolhedor e conciliador amparou nosso trabalho em todos os momentos. Essa bagagem tão rica ficará gravada em nós e também na história da Corregedoria”, destacou.

“Vir para a Corregedoria foi um verdadeiro presente”, resumiu a secretária-geral da CGJGO, Helenita Neves de Oliveira e Silva, ao demonstrar gratidão pelo tempo em que passou no órgão censor.  Reportando cada projeto e iniciativa constantes do relatório ao corregedor-geral e aos demais presentes, Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, também fez questão de elogiar a conduta do desembargador Nicomedes Borges.

“Motivação, parceria, dedicação e trabalho em equipe foi o que nos levou a atingir nosso objetivo maior que é uma prestação jurisdicional de excelência. No entanto, a diretriz humana, acolhedora e comprometida do desembargador Nicomedes Borges foi a nossa mola propulsora. Somos todos gratos por essa gestão maravilhosa e humanizada que teve como premissa, muito além dos números exitosos, tocar o coração das pessoas”, evidenciou.

Integram a equipe da DPP, além de Clécio Marquez, Paulo César Araújo de Castro, Fábio Teixeira Torres, Claudilene Ferreira Mendanha, Luciana Rodrigues de Sousa Amorim, e Hellen Bueno Valadão Mendes. Todos estiveram presentes à reunião para entrega do Relatório Final de Gestão (2021/2023). O assessor jurídico do corregedor-geral, Lister Albernaz, também participou da reunião.

Metas

São 11 metas estabelecidas pela Corregedoria no Plano de Gestão, mapeadas e categorizadas em 3 perspectivas: sociedade, processos internos e recursos. As metas de Sociedade são relacionadas diretamente ao atendimento dos cidadãos/usuários e as de Processos Internos e Recursos visam aprimorar a gestão de pessoas e a infraestrutura tecnológica. Além destas, também estão no Plano de Gestão deste biênio as 3 metas determinadas pela Corregedoria Nacional de Justiça e os 12 Macrodesafios. Em um percentual estipulado em 100%, no que tange à Meta 1, que determina baixar uma quantidade maior de processos de procedimentos disciplinares do que os distribuídos no ano corrente, a Corregedoria chegou a 109,3% de cumprimento em 2021 e 102,4% em 2022. No que esse refere à Meta 3, que dispõe sobre identificar e decidir 80% dos procedimentos disciplinares em face de magistrados no prazo de 140 dias a partir da autuação, o cumprimento do órgão correicional goiano foi de 89,1% e 100%, respectivamente, também superando o percentual mínimo exigido pela Corregedoria nacional de Justiça.

Estilo arrojado

Adotando um moderno, clean e inovador, de forma mais atraente para a comunidade jurídica e sociedade em geral, o relatório, de 140 páginas, faz um apontamento e uma recapitulação dos projetos, ações, programas e iniciativas executados nesta gestão, bem como detalha os objetivos e os resultados alcançados pelos núcleos especializados e pelos setores que compõem a estrutura organizacional do órgão censor.

Além da mensagem final do corregedor-geral, dos juízes auxiliares da Corregedoria e da secretária-geral, que também externam a experiência vivenciada na CGJGO e a maneira como esse aprendizado impactou suas trajetórias, consta ainda a relação da equipe de todos os servidores (as) da CGJGO que compuseram este biênio.

O relatório, desenvolvido a cada biênio, também traz as considerações finais da DPP (órgão responsável pela execução do relatório) e simplifica a prestação de contas, tornando-a mais efetiva, com maior fluidez de leitura e facilidade de compreensão, mantendo a transparência necessária e linguagem acessível a todos os cidadãos. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO/Edição de arte: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

 

 

 

 

 

  •    

    Ouvir notícia: