Presente na abertura oficial do 91º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (Encoge), na noite desta quarta-feira, 24, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, foi um dos agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen. 

A medalha contempla autoridades públicas e privadas que tenham notáveis serviços prestados ao Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil ou tenham contribuído por qualquer meio e de modo eficaz para o fortalecimento, aperfeiçoamento e celeridade da prestação jurisdicional ou à causa da Justiça.

O corregedor-geral da Justiça de Goiás e sua mulher Luciene Camargo estão sendo acompanhados no evento pelo juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliar da CGJGO, e pelo secretário-geral da CGJGO, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel.

“Sinto-me honrado e grato por essa condecoração concedida pelo CCOGE, composto de desembargadores-corregedores de indiscutível preparo para a função. O encontro tem sido extremamente produtivo, com profícuos debates envolvendo o papel do Judiciário no enfrentamento das demandas sociais, tema de suma importância nos tempos atuais, que exigem um olhar mais humanizado do sistema de justiça”, realçou o desembargador Leandro Crispim.

O encontro contou com a conferência magna do corregedor nacional da Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que ministrou o tema a Corregedoria Nacional de Justiça e as demandas sociais estratégicas. A abertura também foi realizada pelos desembargadores Giovanni Conti, corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, e José Edivaldo Rocha Rotondano, corregedor-geral da Justiça do Estado da Bahia, presidente do CCOGE.

Painéis e oficinas

Nesta quinta-feira, 25, vários painéis foram apresentados pela manhã por desembargadores do TJRS e de outros estados e juízes auxiliares do CNJ. Entre os temas expostos a Corregedoria Nacional de Justiça e as demandas sociais estratégicas, o BNMP e sua importância para o exercício da atividade correcional ordinária, Por uma política judiciária baseada em dados e evidências, Gestão judiciária e comunicação eficaz, e o Judiciário e a Sociedade.

No período da tarde, as atividades seguem com diversas oficinas temáticas e, ao final, a aprovação dos enunciados da Carta de Porto Alegre.

Troca de experiências e regularização fundiária

Promovido de quarta a sexta-feira (24 e 26 de maio), o Encoge reúne Corregedores-Gerais de todos os Estados e do Distrito Federal com o objetivo de trocar experiências e discutir alternativas para aperfeiçoar as atividades correcionais na busca pela qualidade da prestação jurisdicional.

No evento, também ocorre a 3ª Reunião do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais da Justiça, com o tema Desafios da Regularização Fundiária Rural no Brasil e a Pacificação de Conflitos Coletivos. Nesta sexta-feira, 26, no encerramento do evento, ocorre com as deliberações da Carta de Porto Alegre. Programação (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos: equipe do Encoge/Edição de imagens: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: