O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Átila Naves Amaral, solicitou ao presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, a criação de uma segunda Escrivania do Contador da comarca de Goiânia, com titular e auxiliares. A medida tem como objetivo acelerar e desafogar a quantidade de processos acumulados que dependem de cálculos judiciais na capital, que atualmente superam 17 mil.

 

De acordo com Átila Amaral, a iniciativa visa diminuir a distorção da quantidade de contadores em relação ao números de processos, o que resultará em um ganho de produtividade e melhoria na prestação jurisdicional. Segundo ele, Goiânia possui uma Contadoria para cuidar de 600 mil processos, equivalente a 35% da demanda do Estado, enquanto as comarcas do interior têm um contador por unidade judiciária, em um total de 130 profissionais, responsáveis por 65% da demanda (um milhão de processos).

A Diretoria do Foro reforçará a equipe de servidores da Contadoria Judicial a partir do dia 8 de novembro, com a nomeação de cinco escreventes e dez estagiários, sob supervisão do contador judiciário Vasco Caiado. Com espaço físico próprio, no anexo da rua 19, a iniciativa já funcionará na prática como a segunda Contadoria, enquanto aguarda aprovação da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Mutirão

Para minimizar a demanda represada de processos, o Foro da comarca de Goiânia realizará de 19 a 21 de novembro um mutirão na Contadoria Judicial. Cerca de 72 contadores de comarcas do interior estarão em Goiânia nestes três dias para auxiliar nos trabalhos. (Texto: Lorraine Vilela - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: