Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público estadual e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) se reuniram com o secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, na busca de soluções rápidas para a superlotação do presídio de Planaltina de Goiás, interditado parcialmente desde outubro de 2012.

No encontro, foi definido o prazo de 180 dias para ampliação provisória do presídio, que resultará em mais 86 vagas, com recursos de R$ 2 milhões, que o governo repassará para a prefeitura de Planaltina de Goiás. Ficou estipulado o prazo de cinco dias para a transferência dos detentos da delegacia para o local, que passará a contar com 136 presos, quantidade limite imposta para o período de ampliação.

As pessoas detidas durante o período em que o prédio estiver operando no limite aguardarão remanejamento na delegacia do município e serão transferidas posteriormente para presídios do Estado, ação que ficará a cargo da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal  (Agsep).

Para o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, a solução definitiva virá com a construção de um novo presídio para Planaltina. O objetivo da construção é abrir 300 novas vagas para o Sistema Prisional e desafogar o excesso de presos na região. O projeto está em andamento e será formalizado com um Termo de Ajuste de Conduta do Governo Estadual com o Ministério Público. Uma nova reunião para avaliar o andamento dos projetos será realizada no dia 20 de março. (Texto: Lorraine Vilela – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO).

  •    

    Ouvir notícia: